Pesquisar

12 famílias de São Vicente apoiadas na reconstrução das suas casas

O Governo Regional entregou apoios a mais duas famílias afetadas pelo temporal que assolou o concelho de São Vicente, no dia de 25 de dezembro do ano passado. Augusta Aguiar, Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, esteve presente hoje, dia 19 de abril, no ato de entrega destes apoios. 20-04-2021 Inclusão e Juventude
12 famílias de São Vicente apoiadas na reconstrução das suas casas

As duas famílias irão receber um valor total de, aproximadamente, 36 mil euros, para reconstrução das suas habitações, a serem atribuídos em três tranches, à medida que as respetivas obras se vão desenvolvendo. São já 13 os agregados familiares apoiados até à data, num valor total de apoio que ascende a cerca de 250 mil euros.

Os apoios, a fundo perdido, são concedidos através do Programa de Recuperação de Imóveis Degradados – Temporal (PRID-Temporal), gerido pela Investimentos Habitacionais da Madeira, IHM, EPERAM, com um investimento global previsto de 600 mil euros.

Importa referir que, imediatamente após o temporal que assolou a zona Norte, mais precisamente, as freguesias da Ponta Delgada e Boaventura, técnicos dos diferentes organismos do Governo Regional, assim como da Câmara Municipal de São Vicente, seguiram de imediato para o terreno, tendo sido realizado um diagnóstico exaustivo dos danos causados e das necessidades de apoio social da população local.

Recorde-se que, de forma a agilizar o apoio às famílias afetadas, o Governo Regional adaptou o já existente Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PRID), um instrumento financeiro operacionalizado pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da IHM, EPERAM, que prevê apoiar a reabilitação de habitações degradadas. Esta adaptação permite apoiar especificamente os 16 agregados familiares que viram as suas casas de habitação permanente danificadas e a carecer de recuperação total ou parcial, na sequência da intempérie do dia de natal de 2020.

 

ASA entrega apoios em eletrodomésticos e móveis a 7 famílias

Destaque ainda a entrega de apoios em eletrodomésticos e móveis para substituir os danificados pelo temporal de 25 de dezembro às famílias que já têm as suas habitações aptas para a sua receção e que apresentaram a documentação solicitada no âmbito do acordo de cooperação celebrado entre o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) e da Associação de Desenvolvimento de Santo António (ASA). No total, foram entregues apoios em equipamentos a 7 famílias. Este projeto de parceria com o ISSM tem previsto apoiar cerca de 40 famílias.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.