Pesquisar

IHM promove Proximidade Virtual

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, através das suas equipas de intervenção social, tem criado atividades de ocupação dos tempos livres, como forma de manter a proximidade virtual das populações residentes nos seus complexos habitacionais, combatendo o isolamento social e estimulando a cidadania ativa dos utentes. 24-03-2020 Inclusão e Juventude
IHM promove Proximidade Virtual

Nesta fase de isolamento social, e no âmbito das medidas de prevenção e contenção da COVID-19, os polos comunitários, o Projeto Renascer@Nogueira+ E7G, o Polo de Emprego e o gabinete desportivo ajustaram-se às contingências atuais e apelaram à criatividade.

Como tal, criou-se um desafio para as crianças e jovens do Bairro da Nogueira, “Vencer o COVID-19”, que tem como objetivo sensibilizar e prestar suporte emocional à distância, com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Esta dinâmica interativa passa por lançar desafios no Facebook, que foquem a promoção do bem-estar psíquico e físico durante esta difícil fase que enfrentamos. O primeiro desafio foi a criação de uma mensagem apelando à permanência dos inquilinos nas suas residências, no qual seriam enviadas fotografias para as redes sociais do Projeto Renascer@Nogueira + E7G, tendo os utentes aderido em massa. Por outro lado, estão igualmente a ser utilizados outros recursos, como o Messenger e o Whatsapp, que contam já com muitos participantes, para fazer acompanhamento escolar à distância. Outra resposta comunitária foi a realização de um workshop de culinária económica, através de um grupo online para os utentes do Polo Comunitário da Nazaré.

Numa ótica de promoção de hábitos de vida saudáveis junto dos seus inquilinos e dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela IHM nos últimos anos, são publicados, diariamente, vídeos de exercícios físicos realizados em casa por uma professora de educação física, tendo já alcançando 286 utentes.

No Bairro da Torre-Machico, maioritariamente caracterizado por uma população envelhecida, as técnicas sociais disponibilizaram-se para ir ao supermercado, à farmácia ou para adquirir outro serviço urgente, protegendo assim este grupo mais frágil de moradores. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.