Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Augusta Aguiar assinala Dia Internacional da Literacia

Realizou-se na passada quarta-feira, 8 de setembro, a conferência Digital: “O Consumidor Vulnerável – Uma proteção que se impõe”, que decorreu no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos. 09-09-2021 Inclusão Social e Cidadania
Augusta Aguiar assinala Dia Internacional da Literacia

Tratou-se de uma iniciativa dinamizada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais, no âmbito do Dia Internacional da Literacia que se assinala, precisamente, a 8 de setembro.

 

Na ocasião, a Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, destacou a importância de assinalar esta data “pelo que representa para a inclusão plena de cada cidadão numa sociedade cujos alicerces se erguem por valores de justiça, igualdade de acesso e de oportunidades, digna de acompanhar o nível de evolução das sociedades mais desenvolvidas”.

 

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Ciclo de Encontros “CoMsumo”, que a Direção de Serviços do Consumidor tem vindo a desenvolver, com o objetivo de sensibilizar a comunidade em geral, e os consumidores especialmente vulneráveis, em particular, para a importância da informação e da literacia na defesa dos seus direitos e na prevenção de conflitos de consumo.

 

O objetivo do evento é promover o debate em torno da literacia nos mais variados domínios (digital, energético e financeiro) e sensibilizar a sociedade para a importância que representa na prevenção de conflitos de consumo, bem como, na proteção efetiva dos nossos direitos enquanto consumidores, em especial, dos que apresentam maiores vulnerabilidades, onde se incluem as pessoas idosas, menores, pessoas com deficiência, cidadãos com maiores carências financeiras ou com menor grau de alfabetização.

 

Neste sentido, “a formação, informação e educação são fatores basilares da inclusão e do exercício de uma cidadania ativa e plena", destacou Augusta Aguiar.


Anexos

Descritores