Pesquisar

Conflitos de Consumo em debate no Dia Internacional da Tolerância

Em pleno Dia Internacional da Tolerância, que se assinala hoje, 16 de novembro, a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania promoveu, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais, durante esta manhã, a Conferência: “Do Conflito à Solução – Vias a Percorrer pelo Consumidor”, no Auditório do Instituto de Emprego da Madeira. 16-11-2021 Inclusão e Juventude
Conflitos de Consumo em debate no Dia Internacional da Tolerância

A conferência contou com a presença de Rita Andrade, Graça Moniz e de um painel de oradoras que, sob diferentes perspetivas, e tendo em conta a sua experiência profissional, abordaram a temática em debate.

 

Este evento, que marca o encerramento de um ´Ciclo de Encontros´ que tem por objetivo, por um lado, dar a conhecer o papel e a importância dos diferentes meios de resolução de conflitos de consumo, para a efetiva salvaguarda dos direitos dos consumidores (em especial, dos mais vulneráveis) e, por outro, sensibilizar a sociedade de consumo em geral para a importância que a adoção de comportamentos cada vez mais “tolerantes” assume, na prevenção e resolução de conflitos.

 

“De notar que, de uma média anual de 6 000 atendimentos registados na Direção de Serviços do Consumidor, 80% dizem respeito a consumidores vulneráveis, por motivos relacionados com a idade avançada, literacia, ou outros, daí ser tão importante a sensibilização e informação permanentes. Realço ainda que, das situações e conflitos reportados, 90% são resolvidos”, números que, segundo a Secretária Regional, Rita Andrade, revelam “um conhecimento profundo nesta matéria e demonstram o trabalho notável que é feito diariamente pela Direção de Serviços do Consumidor, na resolução de conflitos de consumo”.

 

A Secretária Regional destaca ainda que “numa sociedade cada vez mais dinâmica, e em constante transformação, as respostas de hoje podem não ser as de amanhã, pelo que estes ciclos de encontros sobre consumo atingem uma importância cada vez maior”.

 

No painel de oradores estiveram presentes: Rubina Leal, Deputada e Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Celina Alveno – Juíza de Paz, Fernanda Botelho – Diretora do Centro Arbitragem de Conflitos de Consumo da RAM e Paula Margarido - Advogada e Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, num debate que contou com a moderação de Cristina Silva, Diretora de Serviços do Consumidor.

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.