Pesquisar

Albuquerque destaca trabalho e resposta das Irmãs Hospitaleiras na Madeira

Miguel Albuquerque elogiou hoje, duranta a inauguração de uma nova estrutura na Casa de Saúde Câmara Pestana, a capacidade de trabalho, de resposta e de diversificação das Irmãs Hospitaleiras. 17-11-2021 Presidência
Albuquerque destaca trabalho e resposta das Irmãs Hospitaleiras na Madeira

O presidente do Governo acaba de enaltecer o trabalho desenvolvido pela Irmãs Hospitaleiras na Madeira, bem como a capacidade de resposta e de diversificação que aquela instituição vem revelando.

Miguel Albuquerque falava durante a inauguração da nova unidade de Saúde da Casa de Saúde Câmara Pestana, gerida pelas Irmãs Hospitaleiras. A unidade São Camilo Lellis – recém integrada na REDE (Cuidados Continuados), como Unidade de Longa Duração e Manutenção – tem capacidade para 22 utentes.

No seu discurso, o governante lembrou que, há 21 anos, então na qualidade de presidente da Câmara do Funchal, teve «o prazer de colaborar na remodelação e na ampliação desta instituição (Casa de Saúde Câmara Pestana)».

«Foi, na altura, uma obra fantástica, realizada graças ao esforço e à tenacidade da saudosa irmã Rosa, que trabalhou comigo, na Câmara, muitos dias, para podermos levar a bom porto este projeto. Curiosamente, ela, ainda antes de morrer, teve o cuidado de me telefonar de Coimbra, estava eu já no Governo», relevou.

O líder madeirense lembra que, desde essa altura, vem acompanhando «com grande atenção e, sobretudo, com grande apreço o trabalho desta Instituição, que se tem modernizado, que tem tido a capacidade de diversificar a sua oferta, de inovar, de recrutar profissionais de excelência, e que está apta a enfrentar a benesse que esta Sociedade também tem, que é a velhice».

«Eu não encaro a velhice e as doenças degenerativas inerentes à mesma como uma fatalidade. Acho que é um bem. Porque a nossa sociedade ganhou esperança de vida e não podemos encarar este ganho como uma fatalidade ou algo penoso, antes pelo contrário. A esperança média de vida aumentou, nos últimos decénios, mais de 20 anos. Estamos com uma esperança de vida, na Madeira, na ordem dos 80 anos, o que é fantástico.

A maior benesse que podemos ter é viver muito tempo e sobretudo viver muito tempo com dignidade», defendeu.

Segundo Miguel Albuquerque, este aumento de esperança de vida tem muito a ver com as parcerias que o Governo mantém com as IPSS, entre as quais as geridas pelas Irmãs Hospitaleiras, «agora para além da área da Saúde Mental, no âmbito da REDE, nos Cuidados Continuados, que passa por garantir às pessoas uma vivência diária com dignidade».


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.