Pesquisar

Eficiência Energética: Governo arranca com a primeira obra no Porto Moniz

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, esteve ontem no Porto Moniz onde teve oportunidade de ver as obras da reabilitação que estão a ser feitas nas moradias da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira. São as primeiras obras de intervenção ao nível da eficiência energética, de um total de 10 que o Governo Regional tem programado desenvolver através da IHM. Rita Andrade disse, a propósito, que está a ser dado um passo importante, sobretudo para a qualidade de vid 23-08-2019 Inclusão e Juventude
Eficiência Energética: Governo arranca com  a primeira obra no Porto Moniz

Nesta empreitada estão a ser executadas diversas intervenções num investimento que terá um valor de 193 mil euros e que decorrerá num prazo de aproximadamente cinco meses, até novembro próximo.

As primeiras 10 moradias da IHM no Porto Moniz foram construídas em 1988 e as restantes em 1977. Desde então já foram alvo de diversas intervenções, sendo que a atual é a de maior dimensão.

As obras no Complexo Habitacional do Porto Moniz contemplam reparações e colocação de revestimento térmico pelo exterior, colocação e pintura de novas soleiras e peitoris e execução de uma nova rede de abastecimento de água potável. As janelas serão substituídas por janelas em alumínio com corte térmico, registo de ventilação variável e vidros duplos e as portas exteriores por portas de alumínio com isolamento.

Toda a rede de abastecimento de água potável também será mudada. Nestas 16 moradias residem cerca de 50 pessoas.

Numa 2.ª fase está prevista a instalação de painéis solares, sendo que nesta primeira intervenção será já realizada uma pré-instalação.

Para além das 16 moradias do Conjunto Habitacional do Porto Moniz, também as 13 habitações do Conjunto Habitacional do Seixal serão intervencionadas.

Estas duas empreitadas no concelho do Porto Moniz irão beneficiar cerca de 90 pessoas que residem nestes dois bairros, permitindo a redução dos consumos energéticos e, consequentemente, da fatura da eletricidade e gás destas famílias, representando um investimento total de 520 mil €.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.