Pesquisar

Governo Regional destaca o papel desempenhado pelos cuidadores informais

Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania participou na ação comemorativa do “Dia Mundial do Cuidador Informal” 05-11-2019 Inclusão e Juventude
Governo Regional destaca o papel desempenhado pelos cuidadores informais

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania participou, em representação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, na ação comemorativa do “Dia Mundial do Cuidador Informal”, organizada pela Junta de Freguesia do Caniço.

Augusta Aguiar enalteceu o facto de «estas ações de consciencialização social locais, em que se insere o projeto “Ser Cuidador”, assumirem um papel importante e complementarem o trabalho realizado a nível regional».

E acrescentou: «O Governo Regional da Madeira está consciente do papel desempenhado pelos cuidadores informais, pela sua complexidade e exigência, com implicações a nível pessoal, profissional, económico, físico e psicológico, envolvendo a prestação de tarefas diversificadas e de responsabilidade acrescida».

Augusta Aguiar evidencia que o Governo Regional, atento aos constrangimentos e os desafios que os cuidadores enfrentam diariamente, decidiu criar o Estatuto do Cuidador Informal da Região Autónoma da Madeira. 

«E é já neste mês de novembro que será publicada a portaria conjunta que aprova o Regulamento do Estatuto do Cuidador Informal, em que estará descrito o modo pelo qual é feito o reconhecimento da qualidade de cuidador e da dependência da pessoa cuidada, o plano de cuidados a estabelecer, os diretos do cuidador informal e os critérios para atribuição do apoio financeiro», refere.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.