Pesquisar

Governo Regional vai reforçar promoção da Igualdade e Cidadania

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, presidiu esta segunda-feira, 9 de março, no auditório do Instituto de Segurança Social da Madeira, à abertura do seminário comemorativo do Dia Internacional da Mulher, alusivo ao tema do “Desporto como caminho para a afirmação e empoderamento da mulher”. 09-03-2020 Inclusão e Juventude
Governo Regional vai reforçar promoção da Igualdade e Cidadania

Uma organização conjunta da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania e da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.

O presente seminário teve como objetivo promover a reflexão sobre o papel fundamental da mulher na sociedade, a sua afirmação nas mais distintas áreas, bem como os desafios com que se depara.

Segundo dados avançados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em 2017, a percentagem de atletas femininas federadas tinha atingido já os 30%, uma subida em comparação com os 26% que se registavam, por exemplo, em 2014. Também na Região Autónoma da Madeira, dos 18.936 atletas federados em atividade, na época 2016/2017, 28,6% eram do sexo feminino, registando-se um aumento de 2 pontos percentuais, face à época anterior.

Augusta Aguiar, aproveitou para dirigir palavras de apreço, no seu discurso de abertura, às “atletas madeirenses e porto-santenses que têm elevado o nome da Região aos mais altos patamares, através de diversas modalidades desportivas. São exemplos como os vossos que nos fazem crer que não existem barreiras quando nos propomos a alcançar objetivos”.

Sobre a ação do Governo Regional em matéria de igualdade de género, a governante sublinhou que “um dos objetivos estratégicos para esta legislatura é o reforço da Igualdade e Cidadania, através de diversas medidas que incluem: a implementação do “IV Plano Regional para a Igualdade e Cidadania Ativa”; a elaboração e divulgação do “Guia Regional para a eliminação de estereótipos de género”; a reformulação e promoção do “Guia Regional para a Conciliação da Vida Profissional e Familiar” e a promoção da ação da Comissão Regional para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.”

“Em nome do Governo Regional, deixo uma saudação a todas as mulheres, prestando aqui hoje, a minha homenagem a todas as mulheres madeirenses e porto-santenses”, concluiu Augusta Aguiar.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.