Pesquisar

Governo Regional promove projeto “Escola de Bairro” com início a 10 de setembro

O Governo Regional, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Investimentos Habitacionais da Madeira, IHM, EPE-RAM e a Escola dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, dá início, no próximo dia 10 de setembro, aos Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA), nos Polos Comunitários da Nazaré e da Ribeira Grande. 08-09-2020 Inclusão e Juventude
Governo Regional promove projeto “Escola de Bairro” com início a 10 de setembro

Esta iniciativa, que teve a sua primeira edição no ano letivo de 2016/2017, insere-se no âmbito do projeto “Escola de Bairro”, cujo fundamento principal consiste nas aulas serem lecionadas no próprio complexo habitacional.

 

O projeto “Escola de Bairro” veio possibilitar a melhoria de habilitações escolares e competências profissionais, com vista a uma (re)inserção e/ou progressão no mercado de trabalho.   

 

Após um levantamento das necessidades e interesses junto dos inquilinos da IHM, EPE-RAM, esta entidade percebeu que as baixas qualificações tinham uma correlação com a dificuldade de integração no mercado de trabalho. Um outro aspeto relevante foi o facto de as aulas para adultos serem maioritariamente em horários noturnos, o que dificulta a sua frequência, visto que muitos dos residentes dos bairros sociais não possuem suporte familiar, não tendo assim com quem deixar os filhos menores nesses horários, de forma a poderem frequentá-las.  

 

Assim, ocupar os tempos livres da população adulta com cursos certificados, em horários compatíveis com a sua vida doméstica e familiar veio permitir que esta população pudesse aumentar as suas qualificações, dando-lhes ferramentas pessoais e profissionais mais ajustadas às exigências do mercado de trabalho atual.

 

Ao longo dos anos, fruto do investimento no trabalho social realizado pelo Governo Regional, através da IHM, EPE-RAM, o interesse e a adesão a cursos e formações que permitem a capacitação dos moradores nos vários complexos habitacionais tem vindo a aumentar. 

 

Recorde-se que o projeto “Escola de Bairro” teve início em 2016 nos Bairros Sociais da Nazaré e Ribeira Grande, com 24 alunos. No ano letivo que se avizinha, mais do que duplicou a adesão, contando com três turmas de Cursos EFA, de equivalência ao ensino secundário, abrangendo um total de 57 formandos.

 

De salientar que, para além destes Cursos EFA, 38 alunos irão frequentar, no Bairro da Ribeira Grande, Formações Certificadas de Inglês e Informática, que se iniciam igualmente em setembro.

 

Augusta Aguiar, Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania, salienta que “Estas parcerias, que o Governo Regional continuará a apoiar ativamente, são apostas válidas na formação e integração social das famílias residentes nos complexos habitacionais geridos pela IHM. Vão ao encontro da política de proximidade que se pretende implementar, indispensável na concretização da política habitacional, pelo que é necessário inovar, através do desenvolvimento de projetos de cariz social como este”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.