Pesquisar

Augusta Aguiar assinala Dia Internacional da Mulher

Teve lugar, esta manhã, no auditório da reitoria da UMa, o webinar – “Evento Comemorativo do Dia Internacional da Mulher 2021 - Lançamento dos Indicadores Regionais 2020 - Mulheres e Homens da Madeira e do Porto Santo”. 09-03-2021 Inclusão e Juventude
Augusta Aguiar assinala Dia Internacional da Mulher

Tratou-se de uma iniciativa da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, através da Direção Regional dos Assuntos Sociais, que contou, na sessão de encerramento, com a presença da Secretária Regional, Augusta Aguiar.

Neste Webinar foram abordados vários indicadores que servem para uma reflexão aprofundada e que permitirão promover novas políticas de igualdade de oportunidades.

Durante a sessão de encerramento, Augusta Aguiar, Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania afirmou que “vivemos hoje tempos únicos e muito desafiantes. A pandemia da COVID-19 trouxe novas exigências, vivências e métodos de trabalho, que nos colocam à prova diariamente.”

O dia 8 de março foi instituído em 1975, pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher. A celebração anual desta data é o resultado de uma série de lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se prolongam até hoje, nas mais diversas áreas. Tem como objetivo lembrar as conquistas de direitos, laborais e sociais, de todas as mulheres.

“Hoje,  assistiu-se à apresentação de Indicadores Estatísticos em diversas áreas, que incluem a demografia, a educação, o trabalho e emprego, a pobreza e a exclusão social, o poder e tomada de decisão, o voluntariado, a saúde e desporto. Todas estas são áreas fundamentais no exercício de uma plena cidadania, e no caminho para alcançar a desejada igualdade e coesão social na nossa Região. Mostra-nos a inegável trajetória ascendente da participação das mulheres nos mais diversos setores da sociedade madeirense e porto santense, a que temos vindo a assistir nos últimos anos”.

A compilação dos “Indicadores Regionais 2020 – Homens e Mulheres da Madeira e do Porto Santo”, que foram hoje apresentados e comentados, é, segundo Augusta Aguiar, “um trabalho estatístico inovador, na medida em que os diversos indicadores estão desagregados por género e pretendem constituir uma ferramenta essencial para a definição das Políticas Regionais no âmbito da promoção da igualdade de oportunidades e, sobretudo,  da afirmação e empoderamento da mulher”.

“Recordo que um dos objetivos estratégicos, plasmados no Programa do Governo para esta legislatura, consiste no reforço da Igualdade e Cidadania, através de medidas que incluem: a implementação do “IV Plano Regional para a Igualdade e Cidadania Ativa”; a elaboração e divulgação do “Guia Regional para a eliminação de estereótipos de género”; a reformulação e promoção do “Guia Regional para a Conciliação da Vida Profissional e Familiar” e a promoção da ação da Comissão Regional para a Igualdade no Trabalho e no Emprego. E continuaremos a desenvolver todas as ações que considerarmos relevantes, tendo em vista esse objetivo, como é o caso da sessão de hoje”, concluiu.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.