Pesquisar

Presidente do Governo diz que a aquacultura requer esforço pedagógico 

Funchal acolhe até 7 de outubro o maior evento científico e técnico dedicado à Aquacultura na Europa  04-10-2021 Presidência
Presidente do Governo diz que a aquacultura requer esforço pedagógico 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, interveio segunda-feira, 4 de outubro, na sessão de abertura do maior evento científico e técnico promovido anualmente no continente europeu, Aquaculture Europe 2021. 

Sob o lema, Um Mar de Oportunidades, a iniciativa da responsabilidade da Sociedade Europeia de Aquicultura, junta no Funchal até ao próximo dia 7 de outubro cerca de 1.200 cientistas, investigadores, industriais e operadores do setor. 

Na ocasião, o Chefe do Governo recordou que aposta da Madeira na aquacultura remonta a meados dos anos 90 do século XX, não só com a instalação do projeto piloto na Baía de Abra, Caniçal, mas também com o centro de investigação na Calheta, hoje prestigiado, que tem permitido o estudo e a produção de conhecimento científico ao longo das décadas. 

Nesse âmbito, Miguel Albuquerque disse que a ciência revela que a aquacultura não é um sistema predatório do ambiente, mas antes uma forma de preservar os ecossistemas marinhos, garantindo, simultaneamente necessidades alimentares da Humanidade de forma saudável e segura. 

O líder do Executivo admite que a instalação de estruturas para a aquacultura pode ferir a sensibilidade estética, mas não mais do isso. Por essa razão, assegurou que serão encetados esforços no sentido de esclarecer as populações acerca da indústria. 

“Não se pode dizer é que a aquacultura polui o mar. Não é verdade”, disse Miguel Albuquerque. 

“Que destrói os ecossistemas marítimos. Não é verdade. E está cientificamente mais do que provado que é feita de forma sustentável e amiga do ambiente”, continuou. 

Albuquerque indicou que a Região procura na Europa soluções técnicas/tecnológicas que ponham em causa a questão estética, lembrando que a aquacultura é uma das indústrias que mais cresce no mundo, sendo que atualmente a Região produz cerca de 1200 toneladas, gerando 6 milhões de euros e postos de trabalho. 

O evento no Funchal promove 9 sessões científicas, em simultâneo, onde serão apresentadas 450 comunicações e 406 posters. Paralelamente, a Aquaculture Europe acolhe uma feira de indústria e investigação com a presença de 100 entidades estrangeiras. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.