Pesquisar

Política do Mar está na Região no topo das prioridades políticas

Miguel Albuquerque relevou que a estratégica do mar implementada pelo Governo Regional é desenvolvida em conjunto com departamentos científicos, Forças Armadas, organismos públicos e privados 16-11-2021 Presidência
Política do Mar está na Região no topo das prioridades políticas

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse hoje, por ocasião da sua intervenção no I Encontro do Mar – Um Mar de Oportunidades, que a estratégia do mar tem de ser seguida e assumida em parceria, num trabalho conjunto, como a região autónoma tem vindo a fazer, envolvendo departamentos científicos, a universidade, a ARDITI, as Forças Armadas, organismos públicos e privados, tendo em vista a prossecução de um objetivo comum: “valorizar o mar, um dos nossos recursos fundamentais, com grande potencial para assegurar a nossa sustentabilidade e a nossa riqueza futura”.

O Chefe do Governo lamenta que a economia do mar não se encontre, no plano nacional, no topo das prioridades, mas, salientou, na Madeira está.

Nesse sentido, Miguel Albuquerque, enumerou um conjunto de apostas, lançadas pelo próprio Governo Regional, envolvendo parceiros, como no caso da robótica aquática e subaquática, que começou a ser desenvolvida pelas Forças Armadas e outras entidades parceiras, tendo em vista a indústria de prospeção e o estudo do potencial dos solos e subsolos marítimos

Ainda a aquacultura, que encontra nos mares da região autónoma condições ótimas à implementação e crescimento ou o registo internacional de navios, que acarreta a presença de um conjunto de empresas altamente especializadas e de grande valor acrescentado, como as de shipping e managing, importantes no quadro da política do mar.

Referir que o Encontro do Mar é uma iniciativa de caráter científico e técnico promovida pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Mar, reunindo, para o efeito, a comunidade científica, organismos públicos e privados, organizações, os diversos operadores e interessados.

Recordar que a primeira Conta Satélite do Mar, da Direção Regional de Estatística, indica que o mar representa já cerca de 10% do Valor Acrescentado Bruto da Região, quer em termos de riqueza produzida, quer ao nível do emprego gerado.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.