Pesquisar

Teófilo Cunha marca presença nas comemorações dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

Na passada sexta-feira, 23 de setembro, o Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, em representação do Senhor Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, a convite da Assembleia Legislativa da Madeira, na pessoa do Senhor Presidente da Assembleia Regional da Madeira, José Manuel Rodrigues, discursou na cerimónia de encerramento do evento alusivo aos 500 anos da Primeira Circum-Navegação. 24-09-2022 Mar e Pescas
Teófilo Cunha marca presença nas comemorações dos 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

No século XVI, o ousado navegador Português, Fernão de Magalhães, mediante o seu carácter de vanguarda e destinado à inovação, procedeu à expedição naútica mais arrojada da História da Humanidade.


Esta expedição teve uma importância determinante nas várias dimensões do saber, tendo em consideração que concretizou a Primeira Circum-Navegação, onde foi descoberta a ligação existente entre os Oceanos Atlântico e Pacífico, deixando-nos à mercê de um mar de oportunidades. 


Esta descoberta tornou o mundo um lugar mais interligado e conectado, o que veio motivar novas descobertas e explorações. 


Desta forma, a Assembleia Legislativa Regional, como forma de exaltação desta proeza, vem assinalar os seus 500 anos, motivando um conjunto de preleções, apresentações e exposições, onde foram debatidos os legados científico-culturais desta expedição, as potencialidades e os riscos associados ao mar nos dias que correm e a preservação das áreas marinhas na Região Autónoma da Madeira. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.