Pesquisar

Elite europeia da fotografia e vídeo subaquático de novo na Madeira

O Secretário Regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, esteve presente nesta segunda-feira, dia 3 de outubro, na Cerimónia de Abertura do Campeonato da Europa de Fotografia e Vídeo Subaquático. 04-10-2022 Mar e Pescas
Elite europeia da fotografia e vídeo subaquático de novo na Madeira

“É uma honra, e um enorme prazer receber mais uma vez na Madeira, a elite europeia de fotografia e vídeo subaquático”, começou por dizer Teófilo Cunha, destacando as excelentes condições que o mar da região autónoma oferece para a prática do mergulho.

 

Depois de no ano passado o Porto Santo ter acolhido o Mundial de Fotografia e Vídeo Subaquático, a Região volta a receber esta semana uma prova internacional, o Underwater Photography & Video European Championship e, em paralelo, o Madeira Underwater Photo & Video Open. A competição decorre entre os dias 3 e 8 de Outubro, em quatro locais de mergulho: Baixa das Moreias, no Funchal, Reserva Natural Parcial do Garajau, em Santa Cruz, Baixa da Cruz, em Machico e na Corveta Afonso Cerqueira, em Câmara de Lobos. No total, participam nas três competições (Fotografia, Vídeo e Open) 84 mergulhadores, de 13 nacionalidades diferentes.

 

“Temos excelentes pontos de mergulho, e eventos desta qualidade e com esta projeção são importantes para dinamizar e divulgar estas atividades”, continuou o Secretário Regional, lembrando o investimento que o Governo Regional da Madeira tem feito na preservação e manutenção do meio ambiente.

 

“A defesa do mar e do meio ambiente é um assunto é fundamental para um arquipélago como o nosso, e as vossas fotografias, os vossos vídeos vão mostrar ao mundo que também debaixo de água, a Madeira tem muito para oferecer”, disse o governante, apontando para a vasta área marinha protegida que o arquipélago tem.

 

Elogiando o trabalho que a Associação de Natação da Madeira tem vindo a desenvolver na captação e organização de eventos internacionais para a Região, Teófilo Cunha deixou o compromisso de continuar a apoiar provas deste nível, tal como aconteceu em 2021, com o Mundial no Porto Santo, e este ano em que estes dois eventos beneficiaram de um apoio de 60 mil euros da Secretaria Regional de Mar e Pescas.

 

“Ter-vos aqui, com todo este entusiasmo, com toda esta paixão, demonstra que tem sido uma aposta acertada deste Governo Regional”, afirmou, lembrando o impacto positivo que estas atividades ligadas à natureza têm no Turismo madeirense. “Por ano, as estimativas apontam para cerca de 10 mil mergulhos recreativos, o que representa à volta de meio milhão de euros, só de receitas diretas”, contabilizou o secretário regional.

 

O Underwater Photography & Video European Championship realiza-se sob a égide da Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS), numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas e da Associação de Natação da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.