Pesquisar

Kids Dive: Um mergulho profundo na literacia para os oceanos

Durante dois dias, projeto Kids Dive esteve na Calheta a sensibilizar para a importância do mar e da sua defesa. 09-03-2023 Mar e Pescas
Kids Dive: Um mergulho profundo na literacia para os oceanos

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, deixou esta quarta-feira uma mensagem de esperança e um apelo às cerca de seis dezenas de alunos da Escola Básica e Secundária da Calheta, que participaram no Kids Dive – Madeira 2023. “Só existe um Oceano, e temos que preservá-lo. Cabe a vocês transmitir este recado aos vossos colegas, amigos e à família”, disse o governante, na abertura do segundo dia do evento que trouxe à Região cientistas e investigadores do ISPA – Instituto Universitário integrado e do MARE.

 

“O mar é a nossa grande riqueza, e eu sei que a vossa geração vai estar à altura das oportunidades que ele nos apresenta para o futuro”, acrescentou Teófilo Cunha, que assistiu a um dos workshops (´Desplastificar o mar’), antes de assistir ao batismo de mergulho subaquático de 60 alunos, realizado na piscina da Básica e Secundária da Calheta. 

 

“É uma atividade diferente, uma experiência enriquecedora que queremos que sirva também para despertar consciências e curiosidades sobre o mar”, continuou o governante, pedindo aos jovens para se aproximarem dos oceanos. “Não podemos continuar de costas voltadas”, sublinhou.

 

A vinda do projeto Kids Dive à Madeira nasce do interesse da Direção Regional do Mar e está integrada no projeto Escola Azul, que na Madeira conta com um total de 48 estabelecimentos de ensino, envolvendo 6.048 alunos e 64 professores. Foi a segunda vez que o evento visitou a Região. Em 2021, o responsável pelo projeto, Frederico Almada, biólogo e investigador no MARE-ISPA, ouviu de Teófilo Cunha a promessa de mais compromisso com as áreas marinhas protegidas e com a proteção do mero e do peixe-cão. “Ficou muito satisfeito, por ver os avanços concretos que foram feitos nessas duas áreas. A Madeira está de parabéns”, disse, referindo-se ao alargamento da área de proteção marinha nas Ilhas Selvagens, e à proibição da captura do mero e do peixe-cão, que foi decretada em agosto do ano passado.

 

O Kids Dive é um programa nacional que tem por objetivo promover a literacia do Oceano junto dos mais jovens, através da promoção do conhecimento sobre o património natural do Oceano. A escolha da Calheta para esta atividade, explica a diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, pretende premiar o entusiasmo com que as escolas do concelho aderiram à Escola Azul. “Foi o primeiro concelho parceiro, e tem praticamente todas as escolas envolvidas no projeto”, elogiou a diretora regional. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.