Pesquisar

‘Porto Santo Debaixo de Água’ é uma descoberta em cada página

Livro editado pela Secretaria Regional de Mar e Pescas vai contribuir para enriquecer o conhecimento da biodiversidade marinha do Porto Santo. 21-04-2023 Mar e Pescas
‘Porto Santo Debaixo de Água’ é uma descoberta em cada página

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, destacou esta quarta-feira as potencialidades do mar do Porto Santo para o mergulho desportivo, considerando que as águas da ilha oferecem alguns dos melhores locais da Região para mergulhar.

 

“Cada mergulho que fazemos aqui no Porto Santo é uma novidade. Uma nova descoberta, e este livro é um magnífico exemplo dessa riqueza e dessa diversidade”, disse Teófilo Cunha, durante a apresentação do livro ‘Porto Santo Debaixo de Água’, que decorreu no Salão Nobre da Assembleia Municipal do Porto Santo.

 

O livro, uma edição da Secretaria Regional de Mar e Pescas, teve a coordenação científica da diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, e dos também biólogos marinhos Filipe Henriques e Nuno Vasco Rodrigues, que assina muitas das fotografias do livro.

 

“Um trabalho excelente, de grande utilidade e magnífica qualidade”, resumiu o secretário regional, lembrando o compromisso do Governo Regional com a defesa e proteção do meio marinho.

 

Exemplos desse empenho não faltam. Como a criação de recifes artificiais, a ampliação das áreas marinhas protegidas, e, mais recentemente, a proibição total da captura de mero e do peixe-cão. Dois ex-libris dos mares madeirenses que, notou Teófilo Cunha, têm mais valor económico como espécie protegida, do que tinham quando eram capturados. “O valor das capturas não chegava aos sete mil euros anuais, enquanto que ao longo da vida, como cartaz das nossas águas, valem milhões”, contabilizou o governante.

 

O ‘Porto Santo Debaixo de Água’, uma edição bilíngue (português e inglês), nasce como resposta à necessidade sinalizada pelos autores de dar a conhecer a diversidade da fauna e flora marinha da ilha. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.