Pesquisar

Teófilo Cunha destaca trabalho da Marinha na proteção do mar madeirense

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, esteve presente sexta-feira, no Caniçal, no exercício Atlantic Polex 2023. 15-05-2023 Mar e Pescas
Teófilo Cunha destaca trabalho da Marinha na proteção do mar madeirense

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, esteve presente sexta-feira, no Caniçal, no exercício Atlantic Polex 2023. 

 

Um evento de combate à poluição do mar, promovido pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional, que simulou diversos cenários de acidentes marítimos.

 

“Estes exercícios são muito importantes para podermos dar respostas a eventuais acidentes que aconteçam nas nossas águas”, sintetizou Teófilo Cunha, elogiando o trabalho da Marinha Portuguesa. “Nunca é demais destacar o enorme trabalho e o excelente serviço que a Marinha presta à Região Autónoma”, disse o secretário regional, que na véspera, num seminário subordinado à “Preservação do Meio Marinho”, também no âmbito do Atlantic Polex 2023, tinha vincado o compromisso do Governo Regional com a defesa e proteção do oceano.

 

“O Mar, tudo o que ele envolve, movimenta e representa, tem uma Importância Central para a Região Autónoma da Madeira. Tanto ao nível económico, através do setor das Pescas e do Turismo, mas principalmente, e gostaria de destacar este aspeto, na importância como território sociocultural para todos os madeirenses”, sublinhou, percorrendo algumas das medidas concretas que foram tomadas nessa matéria.

 

Ao nível da Literacia para o Oceano, Teófilo Cunha, destacou o trabalho desenvolvido projeto Escola Azul, que envolve 51 estabelecimentos de ensino e mais de 6.800 alunos e professores, e o programa Oceanlit que incide na sensibilização de pescadores e armadores para a recolha e gestão dos resíduos resultantes da atividade piscatória.

 

“No capítulo da proteção marinha, o Governo Regional tem apoiado competições internacionais de fotografia e vídeo subaquático. Também tem criado recifes artificiais e dado passos gigantes, como a ampliação da área protegida em torno das Ilhas Selvagens”, afirmou o governante: concluindo: “Só temos um Oceano, e não podemos viver de costas voltadas para ele.”


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.