Pesquisar

Teófilo Cunha realça papel das crianças na defesa dos Oceanos

Dia Nacional da Escola Azul assinalado com evento na Praia Formosa. 22-05-2023 Mar e Pescas
Teófilo Cunha realça papel das crianças na defesa dos Oceanos

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, destacou esta sexta-feira o “papel importante” dos jovens na sensibilização e promoção de boas práticas ambientais em relação aos Oceanos.


“Vocês são os verdadeiros embaixadores do mar, e eu sei que o que aprendem aqui, vão ensinar e explicar em casa, aos pais, aos avós, aos irmãos…”, disse Teófilo Cunha, para uma plateia de alunos das escolas Visconde Cacongo, Boliqueime, Nazaré e Dr. Eduardo Brazão de Castro, que se juntou na Praia Formosa, no Funchal, para assinalar o Dia Nacional da Escola Azul e o Dia Europeu do Mar.

 

A iniciativa promovida pela Direção Regional do Mar em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, começou com uma atividade de plogging (limpeza da praia), e incluiu a atuação musical dos quatro estabelecimentos de ensino.

 

No final, foi descerrada uma placa para assinalar o apadrinhamento daquela praia pela Escola Azul. “Nunca é demais agradecer o empenho e o entusiasmo com que todos os que estão envolvidos neste projeto - professores, alunos, técnicos da Direção Regional do Mar, e empresários que apoiam estas iniciativas -, porque o futuro dos Oceanos, a sua sustentabilidade e proteção, é também o nosso futuro comum”, sublinhou o secretário regional.

 

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério da Economia e Mar que tem como por objetivo promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar, criando gerações mais responsáveis e participativas, que possam contribuir para a sustentabilidade do Oceano. Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, organizações não-governamentais, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.

 

Na Madeira, a Escola Azul é conduzida e dinamizada pela Direção Regional do Mar, contando já com um total de 52 estabelecimentos de ensino, envolvendo mais de 6.750 alunos e 64 professores.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.