Pesquisar

A 30 metros de profundidade

O secretário regional de Mar e Pescas releva a importância do submarino "Tridente" na fiscalização da 3.ª maior Zona Económica Exclusiva da Europa (ZEE) 13-12-2019 Mar e Pescas
A 30 metros de profundidade

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, foi uma das individualidades convidadas pelo Comando Operacional da Madeira (COM), estrutura chefiada pelo contra-almirante João Dores Aresta, e pelo Comando da Zona Marítima da Madeira (ZMM), liderado pelo capitão-de-mar-e-guerra, Luís Guerreiro Cardoso, para visitar, navegar e conhecer o submarino da Marinha de Guerra Portuguesa, da classe Tridente, N.R.P. Tridente, durante a passagem pelo Funchal.

Foi “uma estreia absoluta” para o governante com a pasta do Mar e Pescas. O baptismo de submersão permitiu conhecer e compreender a “importante missão” do moderno submarino, a sua importância na missão de defesa e proteção das nossas águas marítimas, cuja extensão é a terceira maior da União Europeia e a 11.ª em todo o mundo.

A visita durou cerca de duas horas. Durante esse tempo, os convidados experimentaram a sensação de imergir até aos 30 metros de profundidade, por um período de 10 minutos, e ficaram a conhecer o funcionamento dos equipamentos.

A classe Tridente é uma produção dos estaleiros alemães. A particularidade destes meios, levou à adopção de soluções avançadas, fazendo com que os submarinos da classe Tridente já tenham sido apelidados de “submarinos fantasmas”, pela dificuldade na sua deteção.

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.