Pesquisar

13 toneladas de atum rabilho descarregadas na lota

O atum rabilho é o de maior valor comercial. A facturação atingiu já os 71 495,36 euros, apenas nos dois primeiros meses deste ano 06-03-2020 Mar e Pescas
13 toneladas de atum rabilho descarregadas na lota

Até ao dia 4 de março de 2020, mais de 12 toneladas de atum rabilho foram descarregadas na lota do Funchal. Este número, de acordo com testemunhos dos pescadores, é um “bom prenúncio” para a próxima época, que oficialmente se inicia a 15 de março. O atum rabilho é o de maior valor comercial entre a espécie.

De acordo com dados oficiais da direcção regional de Pescas, de janeiro de 2020 a 29 de fevereiro foram descarregados nos serviços da lota do Funchal 8 499,36 quilos de atum rabilho. Tendo em linha de conta o preço/quilo médio pago aos pescadores, na primeira venda, a facturação atingiu já os 71 495,36 euros, isto sem contabilizar a cadeia de valor até ao consumidor final. O preço médio pago aos pescadores foi de 9,37 euros/kg.

Ainda de acordo com o Governo Regional, até 4 de marco de 2020 foram descarregados 12 723 quilos de atum rabilho, num total de 61 descargas, provenientes de 17 embarcações de pesca profissional. Algumas das espécies descarregadas na lota ultrapassam os 250 quilos.

Esta “pré-época” da safra do atum tem gerado algum rebuliço na lota do Funchal e animado pescadores e armadores que olham para estes primeiros números com a expectativa de que 2020 deverá ser “um ano bom”. A quota de atum rabilho reservada à Madeira, para 2020, é na ordem das 50 toneladas.

O atum rabilho é das espécies mais apreciadas pelos japoneses, que chegam a pagar valores exorbitantes por um prato com esta iguaria. O mercado nipónico também interessa à Madeira. Os empresários madeirenses ligados ao setor sabem que um atum rabilho com o porte dos que têm sido descarregados na lota do Funchal facilmente é vendido por valores muito acima de um milhão de dólares americanos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.