Pesquisar

Exposição "Madeira Mar Profundo" assinala Dia Mundial dos Oceanos

Os secretários regionais de Mar e Pescas e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, respetivamente Teófilo Cunha e Susana Prada, assinalaram em conjunto, segunda-feira, o Dia Mundial dos Oceanos, com a inauguração e abertura ao público da exposição fotográfica “Madeira Mar Profundo”, no Centro Comercial La Vie 09-06-2020 Mar e Pescas
Exposição "Madeira Mar Profundo" assinala Dia Mundial dos Oceanos

A exposição “Madeira Mar Profundo” é o resumo fotográfico de 10 mergulhos que o submersível "Lula" da Fundação Rebikoff realizou nos mares da Madeira, onde a equipa de investigadores madeirenses filmou, fotografou e documentou o estado do riquíssimo património natural, espécies e habitats.


O projeto “Madeira Mar Profundo” foi conduzido, no anterior governo, pela secretaria regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, que detinha a área do mar, mas a nova orgânica do Governo Regional deu dimensão e estatuto ao Mar criando a secretaria regional de Mar e Pescas e por isso mesmo o Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado, segunda-feira, em conjunto pela secretária regional do Ambiente, Susana Prada, e pelo secretário de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, numa cerimónia que contou com a presença da diretora Regional do Mar, Mafalda Freitas, e do diretor regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Manuel Ara de Oliveira, e do comandante da Zona Marítima da Madeira, Luís Guerreiro.


O conhecimento do meio marinho e da biodiversidade é das áreas onde o Governo Regional tem incrementado apoio público aos vários projetos de investigação, como referiu o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, lembrando que “apenas se conhece 6 por cento do fundo do mar em todo o mundo”. 


Sendo o investimento mundial ainda reduzido nesta área, o governante enalteceu a importância do projeto madeirense. “Projetos desta natureza, de investigação, recolha de elementos e maior conhecimento, são sempre bem-vindos”, destacou o secretário regional, defendendo a necessidade de “se investigar muito mais os nossos mares para maior conhecimento dos nossos investigadores e cientistas”.


Direção Regional do Mar

lança página oficial no Facebook

 


A direção regional do Mar também assinalou a efeméride com a criação de uma página oficial na rede Facebook.  O sítio tem como lema “Mais Mar” e os cidadãos estão convidados a interagir.

 

Desde 2008, as Nações Unidas escolhem um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.


Em 2020, o tema é: "Inovação para um oceano sustentável."


Para comemorar este dia, a Direção Regional do Mar (DRM) convida-o a partilhar no nosso Facebook, as suas fotos e vídeos alusivos às seguintes categorias:

1.ª Categoria: Biodiversidade Marinha
2.ª Categoria: Desportos e atividades Náuticas
3.ª Categoria: Profissões do Mar

4.º Categoria: Inovação para um oceano sustentável


Para participar, basta submeter as fotografias e vídeos até às 23h59 do dia 8 de julho, acompanhadas do hashtag #maispelomar e da identificação da nossa página no Facebook.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.