Pesquisar

Ministro reconhece desempenho da Região no desenvolvimento da economia do mar

Ministro Ricardo Serrão Santos e secretário regional do Mar Teófilo Cunha fizeram mergulho integrado na equipa de investigadores da expedição MARE@Porto Santo 2020. O evento desenrolou-se por ar, terra e mar, e foi o mais abrangente alguma vez realizado naquela Ilha. Durante uma semana os investigadores desenvolveram pesquisas e investigações que permitiram uma caracterização o mais abrangente possível da biodiversidade marinha do Porto Santo. 18-10-2020 Mar e Pescas
Ministro reconhece desempenho da Região no desenvolvimento da economia do mar

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, elogiou a aposta da Região na economia azul e na economia circular, depois de ter mergulhado no que resta da Corveta Pereira D’Eça, afundada em 2016 pelo Governo Regional, para se tornar num dos recifes artificiais mais procurados do Porto Santo.

 

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, que acompanhou o ministro e a equipa de investigadores no mergulho, sublinhou a importância da ciência e da investigação para a tomada de decisões políticas para o Mar. O governante regional diz que o executivo madeirense manterá apoios à investigação.

 

A Expedição MARE@Porto Santo 2020, feita por ar, terra e mar, foi a mais abrangente alguma vez realizada naquela Ilha. Durante uma semana os investigadores desenvolveram pesquisas e investigações que permitiram uma caracterização o mais abrangente possível da biodiversidade marinha do Porto Santo.

 

O evento encerrou sábado, com a participação do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e do secretário regional de Mar e Pescas, e a participação de 25 investigadores de sete nacionalidades.

 

O evento científico organizado pelo Governo Regional da Madeira, através da secretaria regional de Mar e Pescas, e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-Madeira), coordenado pelo investigador principal João Canning Clode, também foi à Escola Básica e Secundária Professor Francisco Branco.

 

A directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e a investigadora Natacha Nogueira desenvolveram duas palestras junto dos alunos de 11.º. A primeira intitulada "Porto Santo debaixo de água" e a segunda “Do mar à mesa”. Estas intervenções inserem-no no projeto "Escolas Azuis" que a secretaria regional de Mar e Pescas está a implementar na Região, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações para a literacia do mar, a preservação dos oceanos e o desenvolvimento da economia azul.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.