Pesquisar

Governo Regional acompanha no local situação da embarcação de pesca "Ilha do Sol"

A Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direção Regional de Pescas, está a acompanhar no local a situação da embarcação de pesca que se afundou no porto de abrigo do Porto Moniz. Já esta manhã, o diretor regional de Pescas, Rui Fernandes, falou pessoalmente com o mestre da embarcação “Ilha do Sol”, Jaime Azevedo. 30-10-2020 Mar e Pescas
Governo Regional acompanha no local situação da embarcação de pesca "Ilha do Sol"

A Secretaria Regional de Mar e Pescas, através da Direção Regional de Pescas, está a acompanhar no local a situação da embarcação de pesca que se afundou no porto de abrigo do Porto Moniz. Já esta manhã, o diretor regional de Pescas, Rui Fernandes, falou pessoalmente com o mestre da embarcação “Ilha do Sol”, Jaime Azevedo.

 

A embarcação encontrava-se em plena faina quando uma avaria na Caixa Azul (equipamento de monitorização contínua por satélite) se avariou. O mestre deixou o aparelho de pesca no mar e dirigiu-se ao porto de abrigo do Porto Moniz para reparar a referida avaria, e foi nesse momento que o azar bateu à porta: a agitação marítima projetou o “Ilha do Sol” contra os quebra-mares do porto de abrigo, causando um rombo e consequente afundamento.

 

Todos os oito pescadores foram salvos e encontram-se bem, com a exceção de um deles que recebeu tratamento no centro de saúde local.

 

A embarcação tem cerca de seis toneladas de gasóleo a bordo e por isso a prioridade e todos os esforços coletivos das autoridades regionais e da Capitania do Porto do Funchal vão no sentido de evitar que o gasóleo se espalhe e provoque um problema ambiental. A Capitania colocou esta manhã barreiras de contenção e espera remover a embarcação até ao fim do dia.

 

O diretor regional de Pescas, Rui Fernandes, já falou pessoalmente com o mestre da embarcação e transmitiu-lhe a mensagem do secretário regional de Mar e Pescas (que se encontra a  participar num seminário, no Porto Santo) de que o Governo Regional lamenta o sucedido, regista o facto de todos os pescadores se encontrarem sãos e salvos e disponibiliza-se a prestar apoio para que “o mais depressa possível” o “Ilha do Sol” retome a atividade.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.