Pesquisar

Proposta de eurodeputado de Canárias poderá resolver renovação da frota

Secretário regional de Mar e Pescas aborda por vídeo conferência com a eurodeputada madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar e com a representante dos departamentos e territórios franceses ultramarinos (DOM), Kthleen Laissy, os apoios ao setor das pescas previstos no novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, Pescas e Aquicultura 2021-2027 13-03-2021 Mar e Pescas
 Proposta de eurodeputado de Canárias  poderá resolver renovação da frota

A urgência em sensibilizar a União Europeia para o financiamento da envelhecida frota do peixe-espada reuniu, por vídeo conferência, o secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, a eurodeputada madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar, a eurodeputada dos departamentos e territórios franceses ultramarinos (DOM), Kthleen Laissy, e o diretor regional de Pescas, Rui Fernandes.

 

As verbas consignadas às regiões ultraperiféricas (RUP’s) no novo quadro do FEAMPA – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, Pescas e Aquicultura para 2021-2027 – consagra à Região praticamente o mesmo valor do anterior quadro, cerca de 28 milhões de euros, para apoio na gestão das pecas, aquacultura e para os chamados sobrecustos com a produção e a comercialização.

 

Já no que concerne a financiamento para a renovação da frota, o entendimento dos intervenientes na vídeo conferência é o de que o Estado português não terá acautelado os interesses específicos das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

 

Agora que o programa está praticamente fechado, dado o entendimento alcançado entre o Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu, o secretário regional de Mar e Pescas quis saber se existem ainda possibilidades de enquadrar numa eventual reprogramação o financiamento para a renovação da frota.

 

Como Portugal teve uma posição neutral neste quadro, ou seja, aceitou a proposta da Comissão depois das negociações entre os Estados-membros, torna-se mais difícil uma revisão. Mas Cláudia Aguiar e Kthleen Laissy deram a conhecer ao secretário regional de Mar e Pescas que há uma oportunidade que poderá vir a ser aberta pelo eurodeputado de Canárias, Gabriel Mato, do PPE, que colocou em cima da mesa uma proposta para fazer entender à Comissão Europeia que terá de haver um regulamento, um POSEI – Pescas para as RUP’s que consagre financiamento para as necessidades específicas das Regiões, e entre elas está precisamente a renovação da frota.

 

Uma informação que agradou a Teófilo Cunha, mas será preciso esperar algum tempo para conhecer a aceitação da proposta do eurodeputado de Canárias por parte da Comissão Europeia.

 

 

 

 

 

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.