Pesquisar

Albuquerque presente na cerimónia de apresentação do POCIF 2021

O presidente do Governo Regional esteve hoje na cerimónia de apresentação do POCIF 2021 e que serviu ainda para apresentar o novo meio aéreo de combate aos incêndios. Miguel Albuquerque foi acompanhado pelo secretário regional da Saúde, que explicou alguns dos pormenores do Plano de Combate a Incêndios a vigorar neste ano, bem como ainda falou acerca do novo helicóptero da Região. 16-06-2021 Presidência
Albuquerque presente na cerimónia de apresentação do POCIF 2021

Desta forma, apurou-se que os recursos humanos para o POCIF 2021 obrigarão a um investimento da Região na ordem dos 1,1 milhões de euros. A que se juntará um esforço financeiro global na ordem dos cinco milhões de euros, na aquisição dos serviços do meio aéreo de combate aos incêndios para os próximos três anos.

Este novo helicóptero é maior, conforme explicou Pedro Ramos, permitindo tripulação de oito elementos, em vez dos cinco que componham o anterior meio aéreo. Tal implicou o reforço das equipas helitransportadas.

Neste sentido, houve formação de mais 24 bombeiros da Região para fazerem parte daquelas equipas. 10 deles integram em breve o dispositivo.

Para além do helicóptero maior está igualmente na Região um mais pequeno, que ficará na Madeira até final de agosto, num investimento de pouco mais de 252 mil euros. Servirá para formação dos elementos da equipa.

O helicóptero também servirá para resgate, salvamento e transporte de equipas de socorro ou de vítimas em perigo de vida, funções que não eram contempladas pelo anterior meio aéreo.

Recorde-se ainda que o POCIF 2021 vai vigorar de 15 de junho até 31 de dezembro e prevê a criação de um conjunto de Equipas de Combate a Incêndios Florestais (ECIF) e de Equipas Logísticas de Apoio ao Combate de Incêndios Rurais/Florestais (ELAC) nos corpos de bombeiros, com o objetivo de reforçar o dispositivo em prontidão.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.