Pesquisar

Direção das Politicas de Longevidade aposta na realização de um estudo de caracterização do capital humano da REDE

A Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, no âmbito da sua função de Governação do Sistema Regional de Saúde, quer alcançar a maior congruência entre competências, conhecimentos e habilidades e os diferentes níveis de cuidados que são prestados na REDE. 27-01-2023 Saúde e Proteção Civil
Direção das Politicas de Longevidade aposta na realização de um estudo de caracterização do capital humano da REDE

O Governo Regional, através da Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade (DRPPIL), vai promover a realização de um estudo de caracterização do capital humano da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM (REDE). Este estudo vai permitir identificar e quantificar as necessidades formativas dos profissionais da REDE, bem como apoiar a elaboração de um referencial de formação, no sentido da sua capacitação em cuidados continuados integrados, de menor e maior complexidade.

 

A diferenciação e especialização dos profissionais que exercem a sua atividade nas Unidades e Equipas de Cuidados Continuados Integrados da RAM são o garante da qualidade dos cuidados que nelas são prestados. Este estudo ainda vai permitir identificar e quantificar as necessidades formativas dos profissionais da REDE, bem como apoiar a elaboração de um referencial de formação, no sentido da sua capacitação em cuidados continuados integrados, de menor e maior complexidade.

 

Na REDE, o capital humano acomoda o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que favorecem uma adequada prestação dos serviços definidos e o cumprimento de todas as atividades estabelecidas, de modo efetivo, tendo sempre por objetivo a segurança e a manutenção funcional do doente.

 

A Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, no âmbito da sua função de Governação do Sistema Regional de Saúde, quer alcançar a maior congruência entre competências, conhecimentos e habilidades e os diferentes níveis de cuidados que são prestados na REDE.

 

É neste enquadramento que o estudo de caraterização do Capital Humano se insere, equivalendo a uma etapa diagnóstica, para que se possa prosseguir com a revisão dos perfis profissionais afetos às Unidades de Cuidados Continuados Integrados e com a definição de critérios de afetação de Recursos Humanos à REDE que melhor sirvam os objetivos assistenciais deste sistema de cuidados, conforme previsto na Estratégia de Cuidados Continuados Integrados da RAM 2021-2026.

 

A realização do estudo será apoiada como parte do projeto PRR 21-26 - Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM e está em curso o procedimento contratual de aquisição de serviços de desenvolvimento do Estudo.

 

O estudo revela-se fundamental, tendo em linha de conta que nas 7 Unidades de Internamento de Cuidados de Longa Duração e Manutenção, com um total de 399 camas contratualizadas, são prestadas, diariamente, 1 376 horas de cuidados assistenciais e cerca de 9 629 horas semanais de cuidados pelos diferentes grupos profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. As unidades de internamento já geraram 197 postos de trabalho, relacionados com atividades de assistência direta e indireta não especializada, e, ainda, mais 110 postos de trabalho de nível especializado.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.