Pesquisar

Nova Unidade de Internamento Polivalente

A estrutura permite tratar de doentes críticos que precisam de ventilação artificial, de uma monotorização mais agressiva, ou de técnicas de substituição da função renal (hemodiálise) contínua ou intermitente. 28-04-2020 Saúde e Proteção Civil
Nova Unidade de Internamento Polivalente

O SESARAM tem a partir do dia 27 de abril uma nova Unidade de Internamento Polivalente no Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM) permitindo uma resposta aos utentes com infeção pelo SARS-CoV-2. "É uma unidade de internamento para os doentes com infeção Covid-19", refere Júlio Nóbrega, Diretor Clínico do SESARAM.

"Tem a possibilidade de internar 30 pessoas em simultâneo e é polivalente porque permite internar doentes com diferentes especialidades, ou seja, doentes que partilham entre si o facto de estarem infetados pela Covid-19 mas que poderão ser doentes da área pediátrica, adultos e, dentro destes, doentes que poderão ser insuficientes renais, grávidas ou apenas com a infeção da Covid, sendo este um fator determinante de internamento", afirma.

Esta nova área agora disponibilizada dá resposta a situações diversas, refere o clínico, onde "as camas disponibilizadas podem ser para doentes de enfermaria com monitorização básica" e onde podem ser escalonados "os cuidados necessários de acordo com as necessidades fisiopatológicas do doente".   A estrutura permite tratar de doentes críticos que precisam de ventilação artificial, de uma monotorização mais agressiva, ou de técnicas de substituição da função renal (hemodiálise) contínua ou intermitente.

Esta unidade está ainda dotada de áreas diferenciadas de acordo com a contagiosidade do doente. "Isto significa que há cuidados próximos ao doente com níveis de equipamento diferentes, pelo que foram definidas áreas vermelhas (de proximidade), amarelas (mais distantes) e verdes, em que aquilo que se exige ao profissional é usar os equipamentos adequados", explica.  Esta unidade tem ainda três isolamentos de pressão variável, ou seja, salas onde se consegue controlar a pressão. Júlio Nóbrega explicou que num doente com Covid-19 o que se pretende é que este não contagie o ambiente exterior ao confinamento, "pelo que se cria uma pressão negativa no interior do isolamento".

Esta nova área acresce aquela que já existia na unidade de Medicina Nuclear e Urgências exteriores com capacidade de 40 camas.

Disponível no Portal do SESARAM:

https://www.sesaram.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=5680:nova-unidade-de-internamento-polivalente&catid=167:noticias&Itemid=519

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.