Pesquisar

“Continuaremos a desenvolver respostas adequadas, em prol do bem-estar das nossas crianças e jovens”, afirma Augusta Aguiar

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, esteve presente na sessão de abertura da conferência organizada pela Fundação Cecília Zino - “O SOL MARCA A SOMBRA”, que decorreu no Teatro Municipal Baltazar Dias. 15-09-2021 Inclusão e Juventude
“Continuaremos a desenvolver respostas adequadas, em prol do bem-estar das nossas crianças e jovens”, afirma Augusta Aguiar

A iniciativa insere-se no âmbito de um projeto multidisciplinar da Fundação Cecília Zino que pretende, recorrendo à obra e visão incontornáveis da artista madeirense Lourdes Castro, apreciar a dimensão psicológica da sua obra, bem como o impacto que esta possa ter junto de crianças e jovens em risco, sendo este o foco de ação desta fundação.

 

Neste sentido, Augusta Aguiar destaca que “uma das medidas previstas no programa de governo consiste na promoção da sua capacitação individual e comunitária, através de técnicas inovadoras de intervenção, das quais este projeto da Fundação Zino é um grande exemplo”.

 

“Recordo ainda que, recentemente, foram aprovadas, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, as propostas de Decreto Legislativo Regional que aplicam à Região o regime de execução do acolhimento familiar, uma medida de aplicação privilegiada, cuja execução deve ser perspetivada de forma integrada, atendendo ao superior interesse da criança, e ainda do acolhimento residencial, uma resposta absolutamente crucial quando todas as outras não produzem os efeitos desejados.

No que diz respeito ao Governo Regional, continuaremos sempre a tomar todas as medidas e a desenvolver todas as ações necessárias para encontrar as respostas adequadas, em prol de um crescimento mais protegido e da salvaguarda dos direitos e do bem-estar das nossas crianças e dos nossos jovens, que representam o futuro da Região”.

 

A Fundação Cecília Zino é fundada em 1961, há precisamente 60 anos, tendo vindo a promover a integração social e comunitária, proteção e assistência a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde 2019, é casa de acolhimento para 15 crianças e jovens e desenvolve vários projetos inovadores, direcionados a esta população.

 

“E por isso mesmo, o Governo Regional reconhece e enaltece o seu trabalho, tão importante na proteção das nossas crianças e jovens”, concluiu Augusta Aguiar.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.