Pesquisar

Estabelecimento Vila Mar é “instituição de excelência”, destaca Rita Andrade

Garantir os cuidados adequados às crianças e jovens em perigo, em cada uma das etapas do seu crescimento, e promover sempre o seu bem-estar foi o mote das IX Jornadas Pedagógicas do Estabelecimento Vila Mar. 18-10-2021 Inclusão e Juventude
Estabelecimento Vila Mar é “instituição de excelência”, destaca Rita Andrade

Um evento bienal integrado nas comemorações do aniversário desta instituição que comemora, este mês, 41 anos de existência.

 

O tema escolhido para as jornadas que se realizaram no auditório do Estabelecimento Vila Mar foi a “Promoção da Mentalidade Afiliativa no Acolhimento Residencial”, um tema que está na ordem do dia, com a aprovação recente, em junho passado, na Assembleia Legislativa Regional, dos Decretos Legislativos Regionais que aplicam à Região Autónoma da Madeira o regime de execução do acolhimento familiar, bem como o regime de execução do acolhimento residencial.

 

Rita Andrade, Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, marcou presença na sessão de abertura e referiu que “a proteção das crianças e jovens em risco, e a promoção do seu desenvolvimento pleno e integral, é um dos grandes desígnios deste Governo Regional, que irá cumprir todas as medidas previstas no seu programa de governo, com vista a alcançar este grande objetivo”.

 

“O Estabelecimento Vila Mar é uma das 10 Estruturas de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo na nossa Região, sendo esta gerida pelo Instituto de Segurança Social da Madeira e as restantes 9 por Instituições Particulares de Solidariedade Social. Nesse sentido, e sendo de extrema importância promover um acolhimento residencial qualificado e de qualidade, acompanhado por equipas técnicas devidamente habilitadas, foi apresentado este programa inovador, de promoção da mentalidade afiliativa, que promove a vinculação, a relação harmoniosa, os afetos na relação com as crianças e jovens acolhidos, destinado aos cuidadores das casas de acolhimento residencial, e que foi já implementado com resultados muito positivos”, referiu a governante.

 

“As crianças e jovens representam o futuro da nossa Região, pelo que será sempre uma prioridade do Governo Regional a sua proteção, a salvaguarda do seu bem-estar e direitos fundamentais. Para que possam crescer seguras e protegidas, com direito à educação e desenvolvimento integral de todas as suas potencialidades, que são infinitas”, destacou a Secretária Regional.

 

“A todos os colaboradores e jovens que frequentam esta instituição de excelência, aproveito para desejar os parabéns pelo seu 41.º aniversário, que se comemora este mês, e dizer que podem contar sempre com o Governo Regional”, concluiu Rita Andrade.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.