Pesquisar

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência assinalado com homenagens e distinções

“A Madeira tem estado na vanguarda da integração plena da pessoa com deficiência, com um conjunto de políticas sociais que visam a sua integração”, começou por referir Rita Andrade, durante a sessão de abertura da Gala de Encerramento do ‘I Encontro Regional de Inclusão Social e Capacitação da Pessoa com Deficiência’, dinamizado pelo Instituto de Segurança Social da Madeira. 09-12-2021 Inclusão e Juventude
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência assinalado com homenagens e distinções

A Secretária Regional relembrou que “não é por acaso que foi discutido e apresentado, recentemente, o Decreto Legislativo Regional que dá ‘corpo’ aos novos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que passam assim a ter novos objetivos funcionais, em termos da capacitação e aquisição de competências por parte dos seus utentes, de forma a prepará-los para uma integração profissional, no caminho da inclusão social plena”.

 

Foi neste sentido que a governante destacou estar em fase de conclusão um novo programa de emprego, intitulado “100 Diferenças”, específico para as pessoas com deficiência e incapacidade, vocacionado exclusivamente para a sua integração no mercado de trabalho e que será uma realidade, já em 2022.

 

 “Este novo programa contemplará diversas medidas de apoio, nomeadamente, a integração e a adaptação de postos de trabalho, a eliminação de barreiras arquitetónicas, e vai desde a inserção e emprego, aos projetos de empreendedorismo social, numa perspetiva de reabilitação, de inclusão e de apoio, que potenciem a integração destas pessoas no mercado de trabalho”.

 

Na gala de encerramento, que se realizou no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, foram homenageadas 11 entidades públicas e privadas que, diariamente, promovem, através das suas ações, a igualdade de oportunidades, a identificação e eliminação dos obstáculos e barreiras à acessibilidade, tendo em vista a integração social e profissional das pessoas com deficiência.

 

A todas as instituições que trabalham para uma sociedade mais inclusiva e mais solidária, a Secretária Regional dirigiu o seu mais profundo agradecimento “pelo exemplo e dedicação de todos os seus colaboradores, que dão tanto de si diariamente”.

 

Houve espaço ainda para a entrega de prémios aos atletas vencedores do Torneio de Basquetebol 3x3, que contou com a participação de utentes dos Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

 

Recorde-se que, na passada sexta-feira, 3 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Ao longo desta semana, foram várias as atividades dinamizadas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira que registaram esta data, culminando assim, em pleno dia Nacional da Pessoa com Deficiência (9 de dezembro), com a Gala de encerramento do “I Encontro Regional de Inclusão Social e Capacitação da Pessoa com Deficiência”, que teve como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relacionados com esta temática. Pretende-se, ainda, promover uma maior mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.