Pesquisar

‘De pequenino é que se faz o caminho’ assinala Dia Mundial da Cidadania

O Centro de Dia da Casa do Povo de São Roque esteve em festa para assinalar o Dia Mundial da Cidadania, que se comemora, hoje, 18 de maio. 18-05-2022 Inclusão e Juventude
‘De pequenino é que se faz o caminho’ assinala Dia Mundial da Cidadania

Cerca de 60 pessoas marcaram presença neste convívio intergeracional que juntou utentes do Centro de Dia e alunos do 1.° ciclo, numa iniciativa da Direção Regional dos Assuntos Sociais, Casa do Povo de São Roque e da Escola Básica de São Roque. Nota ainda para o apoio da empresa Alberto Oculista.

 

Foram várias as atividades que juntaram novos e menos novos, num intercâmbio de experiências enriquecedoras para todas as gerações. Entre as várias atividades que marcaram a agenda do dia, destaque para a divulgação do Guia para a Cidadania Infantil – ‘De pequenin@ é que se faz o caminho!’, jogos tradicionais como o jogo do anel e o jogo do lenço, entre outras atividades que animaram a tarde dos utentes do centro e alunos da escola.

 

Para Rita Andrade, “estas ações são fundamentais para o exercício de uma cidadania ativa. E é na senda desse propósito que faz todo o sentido divulgar este guia porque, como o próprio nome indica, “de pequenino é que se faz o caminho”, desde crianças devemos conhecer os nossos direitos e deveres.”

 

“Este guia, apresentado hoje, tem várias ilustrações e imagens para colorir e pretende explicar às crianças, de forma simples e divertida, o que é a Cidadania, o que são direitos e deveres, e que comportamentos devemos ter para que todas as pessoas se sintam felizes e respeitadas. São também explicados os comportamentos corretos a ter no dia a dia, em ambiente escolar e familiar”, observou a governante.

 

Esta iniciativa visa assinalar do Dia Mundial da Cidadania, através da partilha de experiências entre gerações, fator de aprendizagem mútua, capaz de reduzir assimetrias sociais, tal como previsto no IV Plano Regional Para a Igualdade e Cidadania Ativa, elaborado pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

 

Estiveram presentes nesta ação, a Secretária Regional, Rita Andrade, a Diretora Regional dos Assuntos Sociais, Graça Moniz, o Presidente da Casa do Povo, Pedro Gomes, a Diretora da Escola Básica de São Roque, Graça Capelo e Mariana Bettencourt, Diretora de Serviços de Igualdade e Cidadania, responsável pela elaboração e apresentação do Guia para a Cidadania Infantil.

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.