Pesquisar

Governo Regional cria Coordenação Regional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens da RAM

Na passada quarta-feira, 3 de agosto, o Governo Regional, reunido em plenário, aprovou a criação da Coordenação Regional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens da RAM 08-08-2022 Inclusão e Juventude
Governo Regional cria Coordenação Regional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens da RAM

Na passada quarta-feira, 3 de agosto, o Governo Regional, reunido em plenário, aprovou a criação da Coordenação Regional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens da RAM, instrumento este que representa mais um passo no caminho da garantia de um crescimento mais protegido das crianças e jovens da região.

 

Com a aprovação deste Diploma, verificar-se-á um importante reforço em matéria de promoção e defesa dos direitos das crianças e jovens da RAM, através da criação de um órgão executivo da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) na região. Este órgão funcionará na dependência da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, com vista a proporcionar um acompanhamento mais próximo das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) sediadas na região, aumentando a sua capacidade preventiva e protetiva, bem como, a qualidade da sua intervenção.

 

A Coordenação Regional é composta pelo representante do Governo Regional no Conselho Nacional da CNPDPCJ e por uma equipa técnica multidisciplinar da área das ciências sociais. Contará com o apoio logístico e financeiro do Instituto de Segurança Social da Madeira.

 

No âmbito das suas competências, este órgão prestará apoio à CNPDPCJ na execução do seu plano de atividades, nomeadamente, na representação, e tão necessária formação e acompanhamento das CPCJ, e desenvolverá também a correspondente articulação com os serviços de origem, com os responsáveis máximos das entidades que designam membros para integrar as CPCJ da RAM e com os interlocutores regionais do Ministério Público.

 

Desta forma, sairão ainda mais reforçadas as condições que possibilitam um adequado acompanhamento das 11 CPCJ instaladas na RAM.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.