Pesquisar

Casa de Emergência no Porto Santo já é uma realidade

Foi dado, hoje, 13 de novembro mais um passo significativo no sentido da melhor proteção da pessoa vítima de violência doméstica. 13-11-2022 Inclusão e Juventude
Casa de Emergência no Porto Santo já é uma realidade

Ao início da tarde deste domingo, a Secretária Regional, Rita Andrade, e a Presidente do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), Micaela Freitas, estiveram na ilha do Porto Santo para a assinatura do protocolo entre o Governo Regional, através do ISSM, e a Fundação Nossa Senhora da Piedade, com vista à criação de uma Casa de Emergência destinada às vítimas de violência doméstica.

 

Na prática, este espaço, que será gerido pela Fundação, e que entra em funcionamento já este mês, destina-se às pessoas que necessitem de acolhimento de emergência, nomeadamente em casos de violência doméstica.

 

Funciona como uma primeira resposta, antes do acolhimento residencial nas casas de abrigo e, devido ao distanciamento geográfico entre a ilha do Porto Santo e a Madeira, entendeu-se estabelecer este protocolo que visa, tal como o próprio nome indica, prestar uma resposta imediata e emergente para as vítimas de violência doméstica.

 

É neste sentido que surge a Fundação Nossa Senhora da Piedade que, segundo Rita Andrade, se mostrou de imediato disponível para prestar esta resposta social a quem mais necessita.

 

“Um parceiro exemplar que sempre temos tido em várias áreas. Foi feito um trabalho profundo de reflexão sobre como operacionalizar esta resposta e a Fundação Nossa Senhora da Piedade mostrou disponibilidade imediata para o fazer”.

 

“Foi através deste trabalho em rede que refletimos sobre a operacionalização desta resposta, e estamos seguros que a Fundação Nossa Senhora da Piedade, pela sua competência e por já ter uma estrutura montada para o efeito com capacidade de distribuição de refeições e dormidas, é o parceiro ideal para cooperar com o Governo Regional no combate a este flagelo que nos toca a todos”.

 

Rita Andrade explica ainda que o protocolo visa “disponibilizar recursos humanos, nomeadamente  um técnico superior e dois auxiliares de ação direta, bem como disponibilizar a formação adequada e exigida para poder agir da melhor forma possível em termos de intervenção, com metodologias próprias,  tal como se impõe, nestes casos de intervenção mais complexos”.

 

Fundação Nossa Senhora da Piedade completou 27 anos este domingo

 

O referido protocolo foi assinado na data em que esta Instituição Particular de Solidariedade Social, que tanto tem contribuído para a estabilidade e intervenção social que é prestada na ilha do Porto Santo comemora 27 anos de existência. Em dia de aniversário, Rita Andrade não poupou nos elogios a esta instituição que, para além da resposta social que passa a prestar este mês, tem ainda as seguintes valências: Lar, Centro de Dia, Centro de Convívio e Centro de Férias e Lazer.

 

“Neste dia simbólico, em que se celebram 27 anos feitos de muita paixão, dedicação e amor pela causa social, gostava de, em nome do Governo Regional, deixar uma palavra de profundo apreço a esta equipa fantástica, liderada pelo Senhor Padre Hugo Gomes, e dizer-vos que é sempre um gosto estar aqui presente e sentir o trabalho de proximidade que fazem diariamente com quem mais necessita. Um bem-haja e que venham mais 27”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.