Pesquisar

Governo Regional atento às questões do envelhecimento populacional

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, presidiu esta manhã, quinta-feira, 22 de novembro, à sessão de abertura do VII Colóquio - “Olhares sobre o Envelhecimento” dinamizado pela Universidade da Madeira, na Reitoria da UMa, Colégio dos Jesuítas. Na ocasião, Rita Andrade destacou o trabalho que tem sido feito pelo Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, em prol da população idosa da região. 22-11-2018 Inclusão e Juventude
Governo Regional atento às questões do envelhecimento populacional

“O Governo Regional está atento às questões do envelhecimento populacional que exige políticas inclusivas e sustentáveis. Estas políticas implicam a adaptação dos sistemas de proteção social e dos serviços de saúde e cuidados.”

Neste sentido, a governante com a tutela da Segurança Social referiu que “em 2018, o Instituto de Segurança Social da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, apoiou diretamente 17.512 idosos, o que corresponde a cerca de 44% da população.”

 

Neste âmbito, importa referir o trabalho realizado pelo Instituto de Segurança Social da Madeira diretamente ou através de cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social e demais entidades parceiras no desenvolvimento de respostas e apoio à população idosa, das quais se destaca o reforço de verbas, nomeadamente: Subsídios de Apoio ao Cuidador (266); Serviço de Ajuda Domiciliária (3.454 idosos), Fornecimento de Refeições ao Domicílio (465 idosos), Serviço de Lavandaria (105 idosos) e Banco de Ajudas Técnicas (861 Ajudas Técnicas).

 

“A promoção de qualidade de vida é um empreendimento de caráter sociocultural, que ultrapassa os limites da responsabilidade pessoal, são ações como a presente que impulsionam a reflexão e o debate para a adaptação e reestruturação que urge implementar, pelo que felicito a iniciativa”, sublinhou Rita Andrade.

 

O presente Colóquio a decorrer até sexta-feira, 23 de novembro, tem por objetivo promover a reflexão sobre os desafios com que se deparam as instituições políticas e sociais que detêm a missão de encontrar respostas inclusivas e sustentáveis para a população idosa.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.