Pesquisar

“Em breve, o Estatuto do Voluntário vai estar no terreno”

No âmbito do Projeto ‘Voluntariado de Proximidade’ dinamizado pela Casa do Voluntário, realizou-se esta quinta-feira, 14 de março, na Junta de Freguesia de Machico, a entrega de certificados a 36 formandos que concluíram duas ações de formação em voluntariado. Na cerimónia, esteve presente a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Dra. Rita Andrade. 14-03-2019 Inclusão e Juventude
“Em breve, o Estatuto do Voluntário vai estar no terreno”

 

A governante agradeceu a disponibilidade dos voluntários "pelo serviço em prol dos outros" e aproveitou a ocasião para referir que "na região existem 2.600 voluntários, dos quais 1.600 exercem o voluntariado de forma regular". 

Recorde-se que  a Secretária Regional, recentemente, levou à Assembleia Legislativa Regional onde foi aprovado, "por unanimidade", o Estatuto do Voluntário apresentado pelo Governo Regional e que "em breve vai passar a estar no terreno".

Este estatuto, recorda, "contempla um conjunto de benefícios para quem pratica voluntariado com regularidade, nomeadamente isenção de taxas moderadoras na saúde, entradas gratuitas em museus e espetáculos e nos transportes públicos". 

 

O projeto Voluntariado de Proximidade tem como objetivo auxiliar as instituições a criar núcleos locais de Voluntariado de modo a combater eficazmente a solidão na população idosa, proporcionado maior segurança, bem-estar e companhia. O voluntariado de proximidade pressupõe assim, a construção de uma rede de voluntários e beneficiários (população idosa) que têm a particularidade de pertencerem à mesma área geográfica, mais concretamente à freguesia/concelho onde residem, no caso desta ação em concreto, residentes em Machico.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.