Pesquisar

Governo Regional prioriza a proteção de crianças e jovens

Augusta Aguiar destaca a importância que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens têm na consciencialização e sensibilização junto da população 20-11-2019 Inclusão e Juventude
Governo Regional prioriza a proteção de crianças e jovens A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, presidiu à sessão de abertura do evento comemorativo do 30.º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, organizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal, que se realizou no Teatro Municipal Baltazar Dias.
No discurso, a governante sublinhou a importância que as comissões de proteção de crianças e jovens da Região têm na consciencialização e sensibilização da população para as problemáticas na área da infância e juventude.
“É com a prevenção que se despertam consciências, que se sensibiliza e motiva para a intervenção a favor de um futuro mais promissor para as crianças e jovens em risco”, frisou.
Relevando o trabalho desenvolvido pelas comissões, Augusta Aguiar enunciou números que dão conta da atividade destas no decorrer do ano de 2018.
Comparativamente a 2017, “verificou-se uma diminuição no número de processos” em 2018, uma vez que “o volume global de processos desceu de 1.628 para 1.549, menos 79”, disse.
As CPCJ da Região que apresentaram, em 2018, um maior volume processual foram as do Funchal, Santa Cruz, Câmara de Lobos e Machico.
A Secretária Regional garantiu que, “por parte do Governo Regional, tudo faremos para continuar a encontrar as respostas e políticas adequadas que reforcem a capacitação das famílias, das crianças e jovens, das entidades que desenvolvem a sua intervenção na área da infância e juventude, e da própria comunidade, num desafio conjunto de construção de um mundo mais feliz e seguro, que promova a melhoria e salvaguarda do bem-estar e qualidade de vida das atuais gerações e das gerações vindouras”.
À margem do evento, em declarações à comunicação social, Augusta Aguiar evidenciou que o Governo Regional “tem uma estratégia vocacionada para a proteção das crianças e jovens”.
“Temos, nos nossos vários serviços, dado uma atenção especial aos mais jovens, através dos apoios direcionados às famílias. Tentamos sempre que esta questão da proteção e promoção dos direitos dos mais jovens estejam no foco da nossa ação”.
E acrescentou: “A Secretaria que tutelo tem a cidadania, que vai dar um enfoque especial para a educação para a cidadania”.
Nesse sentido, explica que a ação tem de ser iniciada desde cedo, permitindo que “as crianças e jovens tenham a capacitação necessária para lidar com os desafios do mundo de hoje”.
“Estamos a criar condições para que as situações que ainda ocorrem de crianças em risco ou em perigo continuem a diminuir”, declarou.
Concluiu que a diminuição no volume processual é também “um sinal da grande aposta do Governo Regional, através das suas equipas, da segurança social, da educação, da saúde,  que fazem com que as crianças estejam mais protegidas, as famílias mais capacitadas, para que se consiga que os maus tratos, a violência, a exploração infantil, todos estes perigos sejam cada vez mais uma realidade remota e deixem de acontecer numa sociedade que se quer mais civilizada e atenta às crianças”.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.