Pesquisar

Augusta Aguiar destaca trabalho desenvolvido pelas comissões de proteção de crianças e jovens

Uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Porto Santo que se realizou, ao longo da manhã, no auditório da Câmara Municipal local. 29-11-2019 Inclusão e Juventude
Augusta Aguiar destaca trabalho desenvolvido pelas comissões de proteção de crianças e jovens

Durante o discurso de encerramento, Augusta Aguiar, destacou o trabalho desenvolvido pelas comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ) pelo “papel de proximidade determinante no que concerne à proteção da infância e da juventude.”

“A par da sua atuação, é essencial que haja uma boa interação entre as diferentes instituições que têm contacto com os mais jovens, nomeadamente, os estabelecimentos de ensino e de saúde, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, a segurança social, as entidades policiais e o Ministério Público, entre outros”, afirmou Augusta Aguiar.

Sobre a intervenção das Comissões de Proteção, a governante destacou alguns números, tais como a sinalização de 1.549 menores, em 2018. Menos 79 do que em 2017. 

Refira-se que, até novembro de 2019, deram entrada 39 processos, dos quais 4 foram arquivados.

Ainda sobre as principais problemáticas sinalizadas, nas tipologias de situações de perigo, lideraram a “negligência” e os “comportamentos de perigo na infância e juventude”.

À semelhança dos anos anteriores, em 2018, os estabelecimentos de ensino assumiram-se como a principal entidade sinalizadora e o grupo etário com maior incidência é dos 15 aos 17 anos, seguido do grupo dos 11 aos 14 anos.

A Secretária Regional garantiu ainda o compromisso do Governo Regional, tal como definido no Programa de Governo, em “dinamizar a resposta social de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens – “Famílias de Acolhimento” na Região, e aumentar a Rede de Famílias de Acolhimento Credenciadas, reforçando a sua formação e acompanhamento”.

"O Governo Regional tudo fará para continuar a encontrar as respostas adequadas em prol de um crescimento mais protegido das nossas crianças e dos nossos jovens, que representam o futuro da Região”, concluiu Augusta Aguiar.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.