Pesquisar

Mais de 34 milhões revolucionam transportes na Madeira

Concurso público internacional vai ser lançado em janeiro. Autocarros passam a ter uma imagem única, passageiros vão poder saber ao pormenor percursos e comprar ingressos via telemóvel. 16-12-2019 Economia
Mais de 34 milhões revolucionam transportes na Madeira

Os transportes terrestres na Madeira vão sofrer uma revolução tecnológica de alto nível, passando a estar integrados numa rede em que a Horários do Funchal (HF) será o operador interno. Os restantes operadores serão distribuídos por dois lotes, leste e oeste, que incluem também o Porto Santo. 

O investimento público, feito através da HF, vai custar 34 milhões, implicando também dos outros operadores que vencerem o concurso internacional a aplicação de capital, nomeadamente na renovação da frota, anunciou o secretário regional da Economia. Rui Barreto acrescenta que, já no próximo ano, vão ser investidos 18 milhões para renovar viaturas e desenvolver software. 

De acordo com o tutelar da pasta da Economia regional, a Horários do Funchal vai receber 60 autocarros, parte vão ser elétricos, e aplicar 3.3 milhões em software, estando já a preparar a criação de plataforma digital para integração dos futuros operadores. 

O caderno de encargos para parecer prévio do lançamento do concurso internacional foi entregue, no passado dia 3, ao Instituto de Mobilidade e Transportes e prevê ganhos de eficiência para a rede de transportes ambientais, assegurando melhor sustentabilidade. 

"Vamos fazer um investimento muito significativo. Já submeti o parecer ao Instituto de Mobilidade e Transportes, vamos lançar um concurso público empresarial para os transportes terrestres da Madeira em janeiro. O plano é as redes estarem integradas em 2021”, declara o governante.

Permitir aos turistas saberem “onde estão, para onde vão, a expetativa do horário do autocarro, o tempo gasto ni percurso da viagem” são algumas das valências da nova plataforma.

“Vamos introduzir um bilhete único na Região Autónoma, fazer a integração total das redes, a renovação da frota com viaturas elétricas, apostar em tecnologia, renovar paragens, gares e zonas de transfega. Vais ser possível aceder a informação através de uma app e até comprar e carregar bilhetes via telemóvel”, a acrescenta Rui Barreto.

As descidas de preços preconizadas este ano, com a redução dos passes sociais para estimular a utilização dos transportes públicos na Região, vão manter-se no próximo ano, assim como os preços atualmente em vigor. O objetivo é também alargar, a médio prazo, a gratuitidade dos passes até aos 18 anos.

O Governo, diz ainda Rui Barreto, vai reforçar as indemnizações compensatórias porque “tem de haver um período para as pessoas de adaptarem e optarem pelos transportes públicos em detrimento do carro”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.