Pesquisar

“Museus Vivos” marcam os 25 anos do Museu Etnográfico da Madeira

O Museu Etnográfico da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, comemora hoje 25 anos e para assinalar esta data, volta a abrir ao público, as salas de exposição permanente, após as obras de manutenção e conservação do interior do edifício e melhoramento das áreas de exposição. 15-06-2021 Turismo e Cultura
 “Museus Vivos” marcam os 25 anos do Museu Etnográfico da Madeira

O Museu Etnográfico da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, comemora hoje 25 anos e para assinalar esta data, volta a abrir ao público, as salas de exposição permanente, após as obras de manutenção e conservação do interior do edifício e melhoramento das áreas de exposição. 

Foi criada uma área (um novo passadiço), inserida no circuito de visita, que permite um melhor entendimento do funcionamento do engenho de moer cana de açúcar que, utilizando energia hidráulica, laborou na “Antiga Fábrica de Aguardente da Ribeira Brava”, valorizando este testemunho do património industrial, único a nível europeu.

Foram, ainda, disponibilizados ao público, novos conteúdos, nas salas de exposição temporária (com tradução para inglês), apresentados com um novo design gráfico.

As obras, no exterior dos edifícios, decorrem até setembro.

Para comemorar os 25 anos, o museu preparou várias atividades.

Uma das iniciativas trata-se da publicação do nº1 do projeto “Museus Vivos” - dando continuidade à prossecução dos objetivos do projeto editorial “Cadernos de Campo”, agora num formato digital, de modo a permitir uma maior fruição cultural e procurando conquistar novos públicos, o Museu Etnográfico da Madeira, dá início à partilha de pequenos vídeos, no âmbito do projeto intitulado “Museus Vivos”, um projeto de divulgação das Oficinas de Artesanato, que permite valorizar e divulgar estas atividades e oferece um instrumento pedagógico para sua continuidade, “preservando no presente, o futuro do passado”, lema que norteia a  instituição.

Hoje será também apresentado o livro "O Sardas a e Nave Sacarina " em formato digital e com animação. Trata-se de uma publicação da autoria dos Técnicos do Museu Etnográfico da Madeira, dedicada aos mais novos e com o qual se pretende  dar a conhecer a descoberta, povoamento e exploração da ilha, incidindo, especialmente, no ciclo do açúcar e nos engenhos de moer cana, já que o museu se encontra instalado num antigo engenho.

As atividades online podem ser acompanhadas nas diversas plataformas digitais da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, quer no FB da SRTC:

https://www.facebook.com/SecretariaRegionaldeTurismoeCultura no portal Cultura Madeira https://cultura.madeira.gov.pt/  e Instagram da SRTC

https://www.instagram.com/sr_turismocultur/


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.