Pesquisar

Governo Regional assinou protocolo com Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova

O Governo Regional assinou um protocolo com a associação Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, com as presenças do Vice-Presidente do Governo, Pedro Calado, e do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus. 16-06-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional assinou protocolo com Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova

O apoio governamental, no valor de 5 mil euros, tem em vista a concretização da terceira parte do projeto que consiste na investigação, inventariação, legendagem e catalogação do espólio do Núcleo Museológico da Arte Popular.

O Governo tem em consideração que o grupo, com aquela atividade, contribui para o conhecimento, preservação, promoção e divulgação da etnografia e do folclore da Região Autónoma da Madeira, pelo que importa dar continuidade ao trabalho até agora desenvolvido pela associação, enquanto veículo dinamizador de aspetos fundamentais da oferta cultural como são a etnografia e o folclore. 

O Núcleo Museológico da Arte Popular constitui um espaço que o grupo mantém desde 2007, onde reúne e expõe um vasto espólio de artefactos e utensílios dos usos e costumes do povo madeirense, entre os quais trajes, ferramentas da lavoura, do linho e da lã, apetrechos de uso doméstico, carros de tração animal e braçal.

O Grupo de Folclore foi fundado a 15 de agosto de 1965, data da sua primeira atuação.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.