Pesquisar

Concerto “The American Hand Book” no Solar do Aposento, concelho de São Vicente

O Solar do Aposento, tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura comemora a 19 de junho o 3º aniversário de abertura ao público, com o concerto “The American Hand Book”. 17-06-2021 Turismo e Cultura
Concerto “The American Hand Book” no Solar do Aposento, concelho de São Vicente

O Solar do Aposento, tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura comemora a 19 de junho o 3º aniversário de abertura ao público, com o  concerto “The American Hand Book”.

Em declarações ao DN, o Secretário Regional de Turismo e Cultura considera relevante esta comemoração “num espaço que foi, aliás, em 2020, um local para a gravação dos primeiros vídeos online do projeto ‘Visitas Cantadas’ e, posteriormente, com concertos ao vivo como foi o caso do projeto ‘Summer Sounds”. Eduardo Jesus sublinha que se trata de “um espaço magnífico, que permite realizar atividades na área cultural sendo que a Secretaria Regional o disponibiliza aos músicos, tal como tem vindo a acontecer, contribuindo, deste modo, decisivamente para a descentralização cultural, permitindo, através destas iniciativas, e de muitas outras que empreendemos, dignificar e apoiar a Cultura que é nossa, autêntica e distintiva”.

 

O concerto:

Em relação ao concerto, está marcado para as 16h00 nos jardins do Solar do Aposento. Intitulado The American Hand Book, é composto pelo trio Vítor Sardinha (guitarra), Nuno Nicolau (piano) e Miguel Marques (contrabaixo). Recupera parte do repertório dos pianistas madeirenses Tony Amaral, Hélder Martins, Zeca da Silva, Rui Afonso e Tony Amaral Júnior, que actuavam nos anos 50 na cidade do Funchal.

Em trio ou quarteto, estas músicas, foram executadas diariamente em diferentes espaços: Hotel Reid's, Hotel Miramar, Hotel Savoy, Casino da Madeira e Hotel Nova Avenida.

Fruto da investigação sobre as práticas musicais nos hotéis da Madeira, foi possível constituir o presente leque de canções e temas americanos, apresentando-os de forma instrumental, versando o Swing-Jazz, os ritmos de Rumba e Bolero, entre outros. Este tipo de repertório constituía a base musical dos grupos de então.

O momento mais propício para a sua execução era o final da tarde em ambiente exterior (mas também no Salão ou na Sala de jantar). Este tipo de música era apresentado nos estabelecimentos turísticos como - Audição Musical, seguindo-se, ao longo da noite, a Música de Dança, incluindo esta um instrumento de marcação rítmica - a bateria.

The American Hand Book desfila melodias intemporais tecendo um quadro aprazível propiciador à escuta musical.

O concerto terá lotação limitada e sem intervalo, mantendo-se as regras de distanciamento em vigor.  A participação está sujeita a inscrição prévia que deverá ser feita através de contacto telefónico para 291 644 563 ou o e-mail: solardoaposento@madeira.gov.pt

 

Ler noticia em anexo

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.