Pesquisar

Governo Regional promove palestra com Onésimo Teotónio Almeida

O escritor profere a palestra: “A nossa formatação mental - como a emigração nos ajuda a compreendê-la”. 04-09-2021 Turismo e Cultura
Governo Regional promove palestra com Onésimo Teotónio Almeida

“É um privilégio para o Governo Regional da Madeira proporcionar a oportunidade de assistirmos, no Centro Cultural John Dos Passos, na Ponta do Sol, no próximo dia 7 à palestra do Doutor Onésimo Teotónio Almeida, vencedor do ‘Prémio John Dos Passos 2019’. As circunstâncias excecionais que o mundo atravessou em 2020 levou-nos a adiar para este ano a sua vinda, que aguardamos com ansiedade. Estamos certos que muito nos honrará não só a sua presença como as palavras que irá proferir que são sempre muito bem acolhidas por quem tem o privilégio e a oportunidade de as ouvir”, frisou o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus ao DN.

O escritor profere a palestra: “A nossa formatação mental - como a emigração nos ajuda a compreendê-la”.

O governante sublinha que a “Cultura não pode ser apenas vista enquanto repositório de conhecimentos, usos e tradições, importando também a adoção de uma ideia principal, alicerçada em medidas concretas, que permitam, pela via da criatividade, da investigação, do empreendedorismo, da promoção e da divulgação, a afirmação da Madeira no país e no mundo”.

Eduardo Jesus aproveitou para acrescentar que “será revelado durante este mês de setembro, o vencedor da edição de 2021 do ‘Prémio John Dos Passos’, dedicado à Prosa de Ficção”.

A obra premiada de Onésimo Teotónio Almeida no ‘Prémio John Dos Passos, instituído pelo Governo Regional, foi “O Século dos Prodígios: a Ciência no Portugal da Expansão”, na modalidade de Ensaio. Editada pela Quetzal, reúne um conjunto de ensaios sobre o papel que Portugal e os portugueses desempenharam nos séculos XV e XVI, debruçando-se sobre o caráter pioneiro da ciência portuguesa naquela época. A obra procura revisitar os anos de ouro da história portuguesa e a revelação de como, durante o “período da Expansão” surgiu e cresceu um núcleo de pensamento e trabalho científico pioneiros, que tornou possíveis as viagens desses séculos.

Sobre a palestra, diz-nos o escritor açoriano: “Não se muda de país como quem muda de camisa. A formação da nossa mente é feita durante uma longa temporada que, no seu fundamental, demora mais ou menos duas décadas. Quando se emigra, dependendo da idade com que o fazemos, a nossa mente já vai profundamente formatada. A palestra e conversa subsequente rodarão em torno do complexo processo que afeta sobremaneira as pessoas que emigram, mas aos que não o fazem, ajuda a compreender melhor a sua própria formação mental”.

 

Devido às atuais restrições, os interessados em assistir, quer à entrega do Prémio, quer à palestra que se lhe seguirá, devem, em virtude da restrição de lugares, confirmar essa intenção para o email ou telefone do CCJDP (johndospassos.drc.srtc@madeira.gov.pt / T. +351 291 974 034).

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.