Pesquisar

Obra de restauro dos tetos da Sé do Funchal inaugurada a 29 de Novembro

Cerimónia promovida pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e pela Diocese do Funchal, conta com a participação da Orquestra Clássica da Madeira 23-11-2021 Turismo e Cultura
Obra de restauro dos tetos da Sé do Funchal inaugurada a 29 de Novembro

A obra de restauro dos tetos mudéjares da Sé do Funchal será inaugurada no próximo dia 29 de novembro, a partir das 18 horas. A cerimónia de inauguração será promovida pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, e pela Diocese do Funchal, e contará com a participação da Orquestra Clássica da Madeira que fará na ocasião um concerto comemorativo. Ainda antes do final da cerimónia, que contará, entre outras entidades, com a presença do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, haverá tempo para a apresentação da peça de Pedro Macedo Camacho, concebida de propósito para a ocasião, e intitulada "From the Dark".

A importância desta intervenção de conservação e restauro, que teve início em Novembro de 2019, residiu na raridade dos tetos da nave central, naves laterais e transeptos, em estilo mudéjar, únicos em Portugal, tendo em conta a sua dimensão e características.

A obra foi financiada por fundos comunitários, sendo que o projeto “Conservação e Restauro dos tetos Mudéjares da Sé do Funchal”, no valor de 1.161.228 euros, foi aprovado em maio de 2019 com um apoio FEDER de cerca 987 mil euros, complementado com 174 mil euros do Orçamento Regional.

Refira-se ainda que foi a  empresa Atelier Samthiago, Conservação e Restauro ganhou o concurso público para a obra de restauro, intervenção contou com a colaboração de aproximadamente 36 profissionais (entre conservadores-restauradores, carpinteiros e outros técnicos), de várias nacionalidades.

Para o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a cerimónia de inauguração marcada para 29 de novembro é o culminar de um trabalho que vai além da intervenção de restauro propriamente dita, já que nos últimos anos, e sobretudo desde 1997, a Sé do Funchal tem sido sempre uma prioridade para o Governo Regional em termos de intervenções diversas. “A Sé do Funchal é um dos principais símbolos da Madeira ”, afirma. “Com o restauro dos seus tetos mudéjares, cuja dimensão é única no país, queremos que a Sé do Funchal ganhe ainda maior visibilidade nacional e internacional”.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.