Pesquisar

Governo apoia Universidade para Observatório monitorizar o turismo

O Governo Regional celebrará um contrato-programa com a Universidade da Madeira (UMa) para a realização e execução da monitorização do setor do Turismo, pelo Observatório do Turismo, entre novembro de 2021 e janeiro de 2023. 28-11-2021 Turismo e Cultura
Governo apoia Universidade para Observatório monitorizar o turismo

A comparticipação financeira governamental, de 93,6 mil euros, tem em consideração que a UMa, através do Observatório, e seguindo as recomendações da Organização Mundial do Turismo, desenvolverá a recolha de dados que permitirão o desenvolvimento de estudos e análises periódicas da informação (económica, social e ambiental), que servirão de suporte à identificação de problemas comuns aos intervenientes e à procura de soluções, opções e políticas que contribuam para o desenvolvimento da indústria do turismo.

Para além disso, tem em linha de conta que também importa avaliar os desafios e as consequências decorrentes da pandemia da COVID-19 no setor turístico regional e, por outro lado, que o Programa de Monitorização contribuirá para a concretização do programa do Governo Regional.

O Observatório do Turismo, criado em 2011, no âmbito da UMa, tem como missão impulsionar o desenvolvimento do turismo da Região Autónoma da Madeira e, consequentemente, da sua riqueza, através da apuração dos factos mais recentes, relacionados com o setor nas várias áreas, nomeadamente no estudo do mercado, do impacto e do destino.

Baseia a sua análise e trabalho de monitorização na recolha direta e tratamento de dados primários sobre temas na área do Turismo, para além da informação publicada e veiculada pelos organismos que produzem estatísticas e indicadores.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, acentua a importância do trabalho que o Observatório do Turismo tem desenvolvido e continua a realizar e recorda que o Programa do 13.º Governo da Região Autónoma da Madeira “estabelece como uma das prioridades da sua ação a valorização da nossa identidade, e como orientações estratégicas na área do turismo reforçar a promoção e a notoriedade do destino, monitorizar e promover o melhor conhecimento do setor, inovar e modernizar a oferta, promover o aumento da satisfação dos turistas, aprofundar o relacionamento com o Observatório do Turismo, e reforçar a ligação e cooperação com os parceiros do setor”.

Para além disso, o governante refere que a Região “oferece o cenário ideal para estudar os atuais e novos produtos turísticos, bem como os serviços na área do turismo”, na medida em que a economia regional é direcionada para o setor, “sendo de todo o interesse a recolha e produção de informação e conhecimento relevantes que suportem a tomada de decisões estratégias, permitam fortalecer relações interinstitucionais, avaliar a eficiência e a eficácia das decisões de gestão e medir o resultado do turismo através da economia nacional, regional e local”.

Outro dado relevante que a monitorização permite é o contributo que deixa ao processo de certificação do destino no âmbito da sustentabilidade.   


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.