Pesquisar

Ribeira Brava, Machico, São Vicente e Funchal recebem “Da Madeira ao Hawaii”

O projeto da Secretaria Regional de Turismo e Cultura “Da Madeira ao Hawaii- uma viagem musical” continua a percorrer os vários concelhos da Região. 04-12-2021 Turismo e Cultura
Ribeira Brava, Machico, São Vicente e Funchal recebem “Da Madeira ao Hawaii”

O projeto da Secretaria Regional de Turismo e Cultura “Da Madeira ao Hawaii- uma viagem musical” continua a percorrer os vários concelhos da Região. Desde 7 de outubro que o musicólogo e investigador Vitor Sardinha percorre os espaços e museus tutelados pela secretaria, proporcionando ateliês musicais e recitais.

Nas atividades de dinamização cultural, são aprofundados vários temas desde a emigração madeirense para o Havai, à construção de instrumentos musicais, a prática e géneros musicais insulares. Quanto aos recitais, Vitor Sardinha percorre o repertório do Rajão, através do tempo (o período renascentista, barroco e clássico), a Música Tradicional Madeirense, bem como o repertório do cancioneiro americano (do swing jazz à música de dança do séc. XX.). A ideia é tocar para quem visita, construindo em fundo, uma banda sonora.

Até ao momento foram 14 as sessões do projeto. Para o mês de dezembro, e já no dia 7, o Solar de São Cristóvão recebe a iniciativa. Seguir-se-á Torre do Capitão no Funchal, Solar do Aposento em São Vicente encerrando este ano no Museu Etnográfico da Madeira. Recorde-se que a iniciativa prolonga-se até junho de 2022.

Refira-se que o rajão reflete uma vivência cultural, seja a nível da arquitetura do instrumento, da afinação ou da geografia da sua prática musical. Trata-se afinal de um instrumento construído, praticado e ensinado na Ilha da Madeira e que tem merecido o seu estudo e análise pelo coordenador deste projeto. Recorde-se que seria através da emigração da Madeira para as ilhas do Havai, que a partir de 1879 se desenvolveu outra vertente do instrumento, localmente conhecida como Ukulele. Nessa longa viagem de barco, que demorou quatro meses, os emigrantes da Madeira contratados para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, levaram consigo enquanto companheiros de viagem, os três cordofones tradicionais do arquipélago: Braguinha, Rajão e Viola de Arame. Dos músicos que embarcaram salienta-se um nome, João Fernandes e, dos mestres violeiros, registados em Portugal como marceneiros, Manuel Nunes, Augusto Dias e José do Espírito Santo. Estes quatro madeirenses foram os responsáveis pela visibilidade dos cordofones da tradição musical madeirense naquelas terras, (ainda como protetorado americano e não Estado) em particular perante o último rei do Havai Rei Kalakaua e a princesa Liliuokalanie.

Todos os três mestres abriram oficina e loja de venda dos seus instrumentos, participando em serenatas no palácio real. O atual Ukulele do Havai, o seu instrumento nacional, possui enquanto afinação de cordas soltas a mesma utilizada pelo secular Rajão madeirense.

Para celebrar esta viagem musical, e os seus protagonistas, os mestres violeiros e os músicos executantes que tornaram possível esta partilha histórica, foi idealizado este programa musical específico.

 

As inscrições podem ser feitas através dos contactos telefónicos dos museus e espaços culturais.

 

Próximas sessões:

Dia 7 – Solar de São Cristóvão

Dia 9 – Torre do Capitão

Dia 14- Solar do Aposento

Dia 16- Museu Etnográfico da Madeira


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.