Pesquisar

Museus do Governo Regional marcam época festiva

Secretaria do Turismo e Cultura estreia Roteiro de Natal 07-12-2021 Turismo e Cultura
Museus do Governo Regional marcam época festiva

A “Festa” é uma das celebrações mais importantes do povo madeirense. A sua preparação reveste-se de grandes preparativos e rituais que caraterizam a época.

A armação da lapinha, como se designa popularmente na Região, constitui um dos rituais simbólicos com mais tradição. Nos museus e espaços tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura encontram-se alguns dos preciosos exemplares de pintura, retábulos portáteis, caixas de presépio, bem como coleções de figuras em barro policromado que a Região possui.

No âmbito do programa de Festa de Natal e Ano Novo promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, o Roteiro de Natal com visita às “lapinhas” de diversos museus é um dos destaques. Mas esta não e a única oferta cultural para a quadra festiva proporcionada pelos museus e espaços tutelados pela SRTC, através da Direção Regional de Cultura.

Assim, a partir já da semana em curso e até ao próximo mês de janeiro, estão programadas exposições, mostras temporárias e visitas guiadas que decorrem nos concelhos do Funchal, Ribeira Brava, São Vicente e Machico, a par das atividades lúdicas e pedagógicas para toda a família. As entradas nos espaços culturais são livres e para quem pretenda frequentar as oficinas, terá de fazer inscrição prévia.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, salienta assim que, além do Roteiro de Natal há muitos e bons motivos para visitar os museus nesta e noutras épocas. “Os nossos museus e centros culturais são espaços dinâmicos que, durante todo o ano, organizam e promovem além da normal atividade expositiva, diversas atividades para a população residente e visitante. A época do Natal não é uma exceção e, este ano, há uma oferta variada em vários concelhos da Região”, diz ainda Eduardo Jesus, convidando todos a participar nas atividades programadas.

 

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.