Pesquisar

Balanço positivo ao espetáculo pirotécnico com inovações

Eduardo Jesus acompanhou trabalho de desmontagem que está a ser realizado pela Macedo’s Pirotecnia 03-01-2022 Turismo e Cultura
Balanço positivo ao espetáculo pirotécnico com inovações

O espetáculo pirotécnico do fim-de-ano durou oito minutos, mas a logística pré e pós espetáculo não termina aos primeiros minutos de 1 de janeiro. Foi este trabalho de desmontagem que o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus acompanhou ontem. domingo, nas instalações da Unidade de Apoio da Zona Militar da Madeira que, como habitualmente, são utilizadas pela Macedo’s Pirotecnia como centro de operações e estaleiro do espetáculo pirotécnico. 

Conduzido por Carlos Macedo, administrador do grupo Macedo’s Pirotecnia, e Rui Macedo, Eduardo Jesus teve o privilégio de conhecer procedimentos, técnicas e até os diferentes materiais pirotécnicos utilizados, além de ter tido a oportunidade de falar com muitas das pessoas envolvidas no espetáculo e que este ano apresentou várias novidades, não só ao nível dos lasers, mas também com drones que formaram vários desenhos no céu. O espetáculo tem merecido largos elogios, transmitidos na ocasião à empresa pelo governante. Carlos Macedo adiantou ainda que as condições atmosféricas também contribuíram para o sucesso do espetáculo pirotécnico, nomeadamente os baixos níveis de humidade e o vento fraco. 

Na visita de hoje, Eduardo Jesus fez questão de agradecer a todos os elementos da equipa pelo bom trabalho realizado, não só pelo espetáculo pirotécnico propriamente dito, mas também pelas inovações introduzidas como a contagem regressiva, o espetáculo multimédia com luzes e lasers e os desenhos criados com drones. “Funcionou tudo muito bem”, sublinhou o governante, felicitando pelo espetáculo desta passagem de ano e enaltecendo o trabalho de qualidade que a Macedo’s Pirotectnia tem vindo a apresentar na Região. “Fechou-se bem o ano 2021 e começou-se bem o ano 2022”, sublinhou.  

Segundo explicou a empresa, o trabalho de desmontagem começou na tarde de 1 de janeiro com a limpeza aos postos de lançamento de fogo-de-artifício e hoje os trabalhos de limpeza, lavagem e restante desmontagem decorrem no estaleiro na Unidade de Apoio, prolongando-se nos próximos dias. Depois de tudo limpo e arrumado, o material regressa ao paiol da empresa, localizado no Santo da Serra.   

Carlos Macedo adiantou ainda que entre os muitos funcionários a trabalhar na Região, cerca de 90 elementos são da Madeira, uma equipa fixa que garante que os espetáculos realizados localmente mantenham o selo de qualidade da empresa. Na área mais técnica, e além dos pirotécnicos, Eduardo Jesus conheceu os responsáveis pelo som e luzes, os designers e todos aqueles que trabalham nos bastidores para que nada falhe.  

Foi ainda dado a conhecer o trabalho realizado pela empresa Umiles, com a qual a Macedo’s tem uma parceria, e que desenvolveu o projeto com os drones, assim como a empresa responsável pelos lasers, as duas provenientes de Espanha. “Temos muitas parcerias com empresas de várias áreas”, adiantou o administrador. O objetivo é o de oferecer sempre o melhor espetáculo possível, sublinhou Carlos Macedo. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.