Pesquisar

Museu de Fotografia traz “mundo à Madeira”

Exposição inédita de Augusto Cabrita foi hoje inaugurada e fica patente ao público até 16 de julho 11-02-2022 Turismo e Cultura
Museu de Fotografia traz “mundo à Madeira”

Foi inaugurada esta tarde, no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, a exposição de Augusto Cabrita intitulada “Índia Portuguesa”.

Na abertura da mostra, que contou com a presença do filho e do neto do autor, também eles chamados Augusto António Cabrita, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, recordou que “a Fotografia tem esta faculdade de unir motivações, lugares, pessoas, os autores, os fotógrafos e o Museu de Fotografia da Madeira, como o museu que é, tem de ter esta capacidade de, não dar a conhecer o que foram os fotógrafos que viveram na Madeira, sendo madeirenses ou não, mas que fazem parte da coleção da Região, mas também trazer estas experiências de fotógrafos de fora da Madeira, tornando este museu mais universal.”

A mostra, patente na área de exposições temporárias daquele museu, reúne cerca de 50 fotografias a preto e branco, captadas no ano de 1960, aquando de uma viagem pela Índia portuguesa.

Sobre Augusto Cabrita, que faleceu em 1993, Eduardo Jesus disse que “é um dos fotógrafos cujo nome é incontornável na realidade nacional” e salientou que nesta exposição temos “o registo da Índia Portuguesa que nos traz uma viagem às pessoas, à realidade que encontrou, aos hábitos e costumes. Tudo isso é enriquecer o nosso conhecimento. E aqui o Museu de Fotografia da Madeira deixa esse contributo desta universalidade, desta possibilidade de trazer mundo à Madeira e ao mesmo tempo cumpre a sua missão através de mais uma exposição que fica patente neste espaço.”

Recorde-se que Augusto Cabrita é considerado um dos expoentes máximas da fotografia contemporânea portuguesa e destacou-se ao longo da sua vida pelo primor com que desempenhou a sua profissão. Participou como diretor de fotografia de vários filmes e documentários, foi realizador e produtor e, como fotógrafo, participou em vários concursos nacionais e internacionais de fotografia.

Foi agraciado com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique em 1985, tendo-lhe sido atribuído diversos prémios e troféus, com particular destaque para o Medalhão Barreiro Reconhecido na Área da Cultura, Artes e Letras, em 1986, e a Medalha de Mérito Distrital (Setúbal), em 1991.

A exposição “Índia Portuguesa” pode ser visitada até 16 de julho.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.