Pesquisar

Governo Regional apoia associações culturais

O Governo Regional aprovou em Conselho de Governo a celebração de protocolos de desenvolvimento e cooperação cultural com diversas associações da Região Autónoma da Madeira, que abrangem o teatro, a música, a formação artística, bem como eventos de caráter literário, num total de 25 mil euros. 23-03-2022 Turismo e Cultura
Governo Regional apoia associações culturais

 

O apoio governamental tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que contribuem para o incremento da qualidade e diversidade da oferta cultural da Região bem como para a promoção e divulgação da Madeira enquanto destino de cultura.

 

“A política de apoios do Governo Regional às associações continua a ser prioritária, pelo importante contributo que têm dado no conhecimento, preservação e divulgação do nosso património”, frisou o Secretário Regional de Turismo e Cultura. Por isso, considera “relevante manter este apoio visível e de forma ativa, e que resulta, na prática, na diversificação e qualidade da oferta cultural, bem como na descentralização da mesma. Este aumento da oferta cultural cria, como é óbvio, mais oportunidades de participação da população em eventos variados e que tanto são importantes, não só, para a divulgação das nossas tradições e costumes, mas também para o enriquecimento da nossa comunidade. Ganha a Cultura, os cidadãos e a imagem da Madeira, que tanto nos orgulha”, acrescentou Eduardo Jesus.

 

Em relação às associações culturais que beneficiam destes apoios são as seguintes:

- A Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira (ABFRAM), que pretende realizar durante o ano em curso, o VIII Seminário de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira, onde se propõe promover o debate e reflexão sobre diversas temáticas de interesse para as bandas filarmónicas. Esta associação propõe-se ainda, realizar um Curso de Técnicas de Direção Artística e uma Masterclass dirigida aos formadores das escolas de música, bem como criar o Arquivo Musical da ABFRAM.

 

- Grupo Teatral de S. Gonçalo, tendo em vista a organização e realização de 4 peças de teatro humorístico.

O Grupo teatral, fundado a 10 de dezembro de 1989, tem-se dedicado à realização de intercâmbios culturais, animações de Rua, bem como ao teatro infantil.

 A animação foi durante muitos anos uma grande aposta deste grupo, organizando várias ações de formação, tendo sido pioneiros em animação de rua, com mimos, cuspidores de fogo e malabaristas. Em relação ao teatro infantil, apresentou mais de 150 espetáculos, tendo também apostado em peças teatrais para o público em geral, destacando-se o género comédia.

 

- Companhia Contigo Teatro, que irá participar no Festival de Literatura – Mundo do Sal em Cabo Verde, no âmbito do projeto” Encontro lusófono – Tanto Mar, uma só Língua”, encontro esse que será dedicado à promoção do diálogo entre autores, estudiosos, tradutores e mediadores da Literatura-Mundo, valorizando os fazeres literários contemporâneos que encontrem pontos comuns nestas ilhas da Macaronésia.

A Companhia Contigo Teatro pretende também realizar uma viagem de narração de histórias, criada pelos próprios “Viajantes”, orientada pela ilustradora Paula Delecave.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.