Pesquisar

Albuquerque elogia sala do tesouro e fala em coleção excecional

Miguel Albuquerque diz que a coleção de pratas da sala do tesouro da igreja matriz da Ribeira é excecional, sendo a segunda, na sua opinião, grande coleção de pratas da Madeira, logo a seguir à que está no Museu Quinta das cruzes. 25-03-2022 Presidência
Albuquerque elogia sala do tesouro e fala em coleção excecional

O presidente do Governo Regional visitou, hoje, a sala do tesouro da Ribeira Brava, na igreja matriz, que abre agora ao público.

O líder madeirense disse ser uma grande satisfação essa abertura ao público, sublinhando tratar-se de «uma coleção excecional, que finalmente está exposta ao público, de uma forma adequada».

«São 66 peças de ourivesaria de prata e quatro esculturas, que têm a particularidade de ter sido concretiza por ourives na Madeira, grande parte delas no século XVI», sublinhou.

Miguel Albuquerque enalteceu ainda a forma como a coleção estava disposta ao longo da sala do tesouro, para depois relevar que a mesma «constitui uma oferta do nosso património móvel que deve ser visitada e valorizada».

«Acho que é uma coleção digna e que vem, quer para a Região, quer para o concelho da Ribeira Brava, pôr em destaque um património único, singular, que tem de ser acautelado, preservado e divulgado», disse ainda, a concluir.

A Sala do Tesouro da Igreja Matriz da Ribeira Brava, agora inaugurada, foi uma obra desenvolvida pela paróquia da Ribeira Brava, a partir do projeto arquitetónico e de museografia concebido pela Direção de Serviços de Património Cultural da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, tendo resultado num espaço expositivo que reúne 66 alfaias litúrgicas em prata e quatro esculturas de finais do século XVI.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.